terça-feira, 14 de junho de 2016

Basquetebol »»» Mário Palma, selecionador nacional masculino, divulgou os 16 eleitos

Entre os convocados encontram-se o extremo Henrique Piedade e o poste Pedro Belo, ambos jogadores do Galitos do Barreiro.

Foi anunciada esta tarde, 8 de junho de 2016, no Auditório da Federação Portuguesa de Basquetebol, perante a imprensa, a convocatória da Seleção Nacional Masculina relativa ao apuramento para o EuroBasket 2017, prova que será realizada na Finlândia, Israel, Roménia e Turquia, de 31 de agosto a 17 de setembro do próximo ano.

O auditório da FPB engalanou-se para receber a divulgação da convocatória, com Mário Palma, selecionador nacional, a prometer muita luta e vontade de vencer as partidas de qualificação, apesar de não prometer nada, tendo em conta a qualidade deste Grupo D de apuramento, onde a equipa de todos nós terá como adversários a Polónia, Bielorrússia e Estónia.

 A cerimónia foi ainda pontuada pelos discursos de Manuel Fernandes, Presidente da FPB, Salvador Malheiro, Presidente da CM de Ovar e Pedro Marques, Vice-Presidente da CM de Oliveira de Azeméis, além da presença de Armindo Pereira, Presidente da AB de Setúbal, sendo que estes três últimos se fizeram representar também pelo facto de Portugal vir a passar pelas três cidades, naquela que se espera que seja uma excelente caminhada.

De referir que na assistência estiveram três atletas convocados - Fábio Lima, Cláudio Fonseca e Henrique Piedade - além de Ivan Kostourkov e Carlos Seixas, treinadores-adjuntos de Mário Palma.

Mário Palma não prometeu o apuramento, mas garantiu que Portugal iria ser competitivo, até porque neste momento é uma seleção mais forte. Isto se, a equipa for capaz dentro do campo de jogar de uma forma descomplexada, sem receios, e a acreditar que é possível bater-se frente a qualquer adversário. A Polónia é claramente a equipa mais forte, uma vez que a Estónia e a Bielorrússia são dois adversários a quem já vencemos, se bem que mais experientes, e compostos por jogadores que atuam em algumas das melhores Ligas europeias.

Esse será, no entender do selecionador, o grande desafio que lançará aos jogadores no inicio da preparação, bem como o salto qualitativo mais importante para que Portugal consiga obter no futuro próximo sucesso na competição internacional.

Quanto aos eleitos, todos eles já trabalharam com o selecionador nacional, e apesar de ter conseguido imensos títulos, e ter orientado muitos grupos de trabalho, Mário Palma não tem dúvidas que este é um dos melhores grupos que alguma vez treinou ao longo da sua carreira de técnico. Sobretudo pela forma séria e comprometida como aceita um volume de carga e uma intensidade de treino a que poucas seleções são sujeitas durante as suas preparações.

Fiquem então com a lista dos 16 jogadores convocados, sendo que em anexo segue o programa de preparação da Seleção para a qualificação, além do calendário já conhecido referente aos jogos oficiais.

Convocados:
- Cláudio Fonseca (SL Benfica/Palma Air Europa) - poste
- Fábio Lima (CAB Madeira) - extremo
- Henrique Piedade (Galitos FC) - extremo
- João Balseiro (Vitória SC) - extremo
- João Gomes (MoraBanc Andorra) - extremo
- João Guerreiro (Vitória SC) - extremo/poste
-João Soares (SL Benfica) - extremo
- José Silva (FC Porto) - extremo
- Mário Fernandes (SL Benfica) - base
- Miguel Queiroz (FC Porto) - poste
- Nuno Oliveira (SL Benfica) - base/extremo
- Pedro Bastos (FC Porto) - base
- Pedro Belo (Galitos FC) - poste
- Pedro Pinto (Vitória SC) - extremo
- Stefan Djukic (Lusitânia) - extremo/poste
- Tomás Barroso(SL Benfica) -base/extremo 

Fonte: João Rodrigues in FP de Basquetebol

Sem comentários: