quarta-feira, 27 de maio de 2015

Montijo debateu futebol no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida

Uma jornada intensa de debate e reflexão sobre o desporto rei teve lugar no passado dia 22 de maio, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida (CTJA).

Uma centena de pessoas ligadas à modalidade não perdeu o I Seminário de Futebol, organizado pela Câmara Municipal do Montijo e pela Academia de Talentos do Tejo, que contou com nomes sonantes do futebol português como Manuel Fernandes, Dauto Faquirá e Arnaldo Cunha. 

A sessão de abertura esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, do presidente da Academia Talentos do Tejo, Joaquim Assunção e do vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Rui Manhoso.

O presidente Nuno Canta afirmou a sua convicção que “ao seguirmos a ideia de mente sã em corpo são queremos construir uma cidade saudável onde o desporto é condição para o progresso e para o desenvolvimento das pessoas”.

Para o autarca, o I Seminário de Futebol teve como mérito evocar “a própria identidade do Montijo que, tal como o futebol, é popular e cosmopolita, tolerante e universalista e plural e solidária.

O discurso do vice-presidente da FPF, Rui Manhoso, teve como ponto de destaque a exaltação da qualidade dos técnicos de futebol portugueses: “quando se tem a quantidade de técnicos que temos, neste momento, que servem tão bem o futebol, tanto em Portugal como no estrangeiro, o futebol português está de parabéns”.

Rui Manhoso salientou, igualmente, a importância de iniciativas como o I Seminário de Futebol na formação dos técnicos e no relançamento da região de Setúbal “como viveiro do futebol português”.

O presidente da Academia Talentos do Tejo, Joaquim Assunção, expressou o seu desejo que o I Seminário de Futebol tivesse como principal mérito contribuir para o debate e reflexão sobre questões relacionadas com a modalidade.

Durante todo o dia, no palco do CTJA, o futebol português sob a perspetiva do treinador e, em suma, o passado, o presente e o futuro da formação de treinadores foram os grandes temas abordados por um vasto conjunto de especialistas.

Texto e fotos: Câmara Municipal do Montijo

Sem comentários: