quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Qual o contributo dos pais para criar um ambiente agradável de prática desportiva?

EDUCAR PARA A ÉTICA NO DESPORTO
TESTE: QUE TIPO DE PAIS SÃO?

A maioria dos pais tem um papel relevante no contributo que dão para criar um ambiente agradável de prática desportiva. Contudo, existem outros que, mesmo sem ser intencionalmente, ajudam antes a criar um ambiente de tensão, que favorece a violência no desporto

 
PAIS QUE GRITAM MUITO
Centram a sua atenção nas coisas negativas e estão sempre a gritar com os atletas e contra os árbitros. Estes pais devem aprender a observar as coisas positivas da prática desportiva, fazendo um esforço para ignorar os erros que se cometem.

PAIS QUE APOIAM EM EXCESSO
São demasiados exuberantes, prestando apoio tão intenso que chegam a embaraçar os próprios filhos. Com tais comportamentos conseguem irritar o treinador, os restantes atletas e mesmo os outros espectadores. Estes pais devem aprender a ser mais calmos e mais contidos no seu entusiasmo.

PAIS TREINADORES
Passam a vida a tirar notas, a filmar, a analisar o desempenho dos filhos. Revivem todas as provas e competições em que os eles participam e apontam aquilo em que eles têm de melhorar. Estes pais devem deixar o treino dos filhos para os respetivos treinadores.

PAIS QUE GOSTAVAM DE TER SIDO ATLETAS
Vivem os seus sonhos através dos filhos e encaram essa prática como se fossem eles os participantes. Estes pais têm de conseguir eliminar a postura de “ganhar a todo o custo” e lembrar que não são eles quem pratica desporto.

PAIS QUE NÃO LIGAM NENHUMA
Estes tão ocupados com as notícias dos jornais e a falar ao telefone que não prestam atenção ao desempenho dos filhos. Tais pais devem recordar que um pequeno encorajamento aos filhos ajuda imenso.

PAIS 5 ESTRELAS (SERÁ O SEU CASO)
Centra a sua atenção no esforço do jovem e não no resultado do desempenho. Respeita e agradece ao treinador, aos árbitros e aos adversários. São apoiantes positivos e têm sempre presente o papel que desempenham quando estão a ver a competição dos filhos.

Sem comentários: