quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Quais as motivações que nos levam a ser melhores?

Quais as motivações que nos levam a ser melhores a cada dia que passa, a cada treino que fazemos?

Conheça um pouco mais daquilo que nos leva a correr.

Texto Raquel Madeira - Personal Trainer

Motivação (do Latim moveres, mover) refere-se à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Por outras palavras, é o impulso interno que leva à ação. O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender, por que razão os seres humanos e animais, em determinadas situações específicas, escolhem, iniciam e mantêm determinadas ações.

"Porque é que existem alguns atletas mais persistentes na prática desportiva do que outros?"; "Porque é que os atletas abandonam a sua prática desportiva?"; "Porque selecionam os atletas determinadas modalidades para praticarem, em detrimento de outras?"; "Por que razão alguns atletas praticam desporto com uma intensidade diferente da dos seus colegas?"

A investigação tem evidenciado que as atribuições que as pessoas elaboram para os seus resultados condicionam os seus sentimentos e a sua motivação para acontecimentos futuros. Assim, enquanto a atribuição dos insucessos à falta de capacidade é desmotivante, pois implica o insucesso a longo prazo, a atribuição dos mesmos insucessos à utilização de estratégias erradas pode ser entendida como motivacionalmente mais adaptativa.

Para além disso, alguns estudos recentes, têm vindo a sugerir que o modo como os indivíduos configuram a natureza e as determinantes da competência desportiva se relaciona com o modo como decidem, ou não, orientar-se para a prática desportiva. Ou seja, se um indivíduo entende que a competência para a prática desportiva é algo que nasce, ou não, com ele, e que ele, por muito que tente, não vai conseguir modificá-la grandemente, não estará, em princípio, tão disponível para se empenhar intensamente nos treinos como um outro que acredite que a competência para a prática desportiva decorre fundamentalmente da forma como ele se aplica nesses mesmos treinos, sendo, por isso mesmo, passível de ser melhorada.

Sendo a motivação a força geradora do comportamento humano compreende-se então a importância do seu estudo.

A motivação é, sem dúvida, um fator preponderante para o sucesso quer na prática desportiva, quer na vida em geral.

Já pensou realmente no motivo que nos faz correr? Então tire agora uns segundos e pense…
Sem motivação é difícil obter bons resultados, seja em que atividade for. Ela ativa e dirige o comportamento. É o gosto, a paixão de fazer o que se faz. Com esse espírito é-nos possível realizar tarefas mobilizados mais pelo prazer do que pela obrigação.

Indícios da motivação - Pré-disposição para os indivíduos se adaptarem a alterações, entusiasmo, empenho, etc.

Indícios de desmotivação - Apatia, absentismo elevado, falta de cooperação, resistência injustificada à mudança, prática de hobbies, etc.

Seja estrada, trail ou ultra trail, cada um de nós retira o melhor prazer da corrida.

Cientificamente há uma explicação hormonal em que são libertadas hormonas no nosso organismo e nos transmitem uma sensação de bem-estar, mas os maiores prazeres da corrida não são explicados cientificamente. Todas as sensações de superação própria, acreditar nas nossas capacidades físicas e ir mais além a cada percurso, a cada dor de pernas. A meu ver estas provas ensinam-nos a pensar no nosso rumo e percurso de vida, devemos acreditar, superarmo-nos e dar sempre o nosso melhor SEMPRE, e nunca deixarmo-nos cair na primeira dificuldade. Acreditar acima de tudo que somos capazes, que hoje foi duro mas amanhã vai ser menos duro e assim crescemos e treinamos a cada dia melhor.

Qual o limite entre «dor» e «prazer»?
O limite é muito ténue porque a dor e o prazer andam lado a lado. No entanto, uns conseguem tirar melhor partido da dor e transformá-la em prazer, enquanto outros vivem quase sempre em dor… Vamos aprendendo a transformá-la a cada prova, a cada gota de suor, a cada quilómetro percorrido, a cada treino e a cada desafio em sermos MELHORES. A mesma analogia fazemos para a vida, onde dependendo de nós escolher onde queremos estar, e quando não pudermos evitar a dor, pensar e transformá-la em prazer. Temos sempre escolha, por isso escolhe PRAZER ou simplesmente aceita a DOR e ela vai fazer com que sejas mais forte. 

E agora já temos resposta para a pergunta inicial? Porque corremos?
Sinceramente não existe uma resposta concreta, mas é sempre bom saber que podemos ir mais além, que aprendemos com cada treino, cada prova, cada pessoa que vamos conhecendo, que crescemos enquanto ser humano, que valores como companheirismo, amizade, cooperação estão presentes e fazem de nós mais fortes e nos fazem acreditar que é SEMPRE POSSÍVEL IR MAIS ALÉM, BASTA QUERER. Cada gota de suor, quilómetro percorrido, treino e, ou prova nos ajudam a crescer e porque não conseguimos deixar de correr…

Corram pelo motivo que for, mas corram e sejam melhores a cada dia que passa.

Fonte: O Praticante

Sem comentários: