terça-feira, 12 de abril de 2016

Seminário “Desporto, Mente e Desenvolvimento" no Cinema Charlot - Auditorio Municipal

O CADIn realiza no próximo dia 13 de maio, em parceria com a Câmara Municipal De Setúbal e a Academia de Rugby Club de Setúbal o Seminário “Desporto, Mente e Desenvolvimento". 

Este seminário dedicado ao Desporto e ao impacto da atividade física para as crianças e jovens numa dimensão cognitiva, social e inclusiva, visa sensibilizar pais, professores, treinadores e os próprios jovens para a importância do desporto além da componente física, contando com a participação de algumas figuras relevantes do desporto português. 

O encontro inclui diversas sessões apresentadas por um vasto painel de especialistas, médicos, psicólogos, treinadores e atletas profissionais que, a par da equipa do CADIn, vão partilhar a sua visão científica, desportiva e prática sobre os benefícios da atividade física nas diferentes idades e fases de desenvolvimento específicas.

 Ao longo do dia, estarão em debate temas como o "Desporto e Cognição”, “Levar a Atenção e Coordenação ao Tapete” e “Desporto como meio de inclusão”. Haverá ainda lugar para testemunhos inspiradores de treinadores e atletas do Desporto Adaptado e para a partilha da experiência, na primeira pessoa, de Francisco Lufinha, kitesurfer e atual recordista mundial da maior viagem sem paragens nesta modalidade. O seminário encerra com um debate em Mesa Redonda moderado por membros do corpo clínico do CADIn e com a participação especial do Diretor da Federação Portuguesa de Rugby, Tomaz Morais, entre outros profissionais da modalidade.

Esta iniciativa enquadra-se na recente nomeação de Setúbal enquanto Cidade Europeia do Desporto do ano 2016 e assume também o seu carácter solidário, uma vez que o valor de cada inscrição reverte para a Bolsa Social do CADIn, fundo que comparticipa o custo do acompanhamento das crianças e jovens da instituição e promove a sua inclusão social.

PROGRAMA
ABERTURA
Pedro Cabral (Diretor Clínico do CADIn), Pedro Pina (Vereador do Departamento da Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social)

COGNIÇÃO
“Desporto e cognição: uma perspetiva neurobiológica” - Pedro Cabral (Neuropediatra), Ricardo Lopes (Neuropsicólogo)

PSICOMOTRICIDADE
“Levar a atenção e a coordenação ao tapete” - Tiago Lopes (Treinador de Judo no Vitória Futebol Clube), Cátia Sacadura (Psicomotricista)

PAUSA

TESTEMUNHO
“Largar e acreditar” - Francisco Lufinha (Kitesurfer - recordista mundial da maior viagem de Kitesurf sem paragens)

INTERVALO

TESTEMUNHO
“O desporto como meio de inclusão” - Eduardo Dinis (Treinador de Desporto Adaptado), Raquel Marçal (Atleta Special Olympics)

COMPETÊNCIAS SOCIAIS
“Desporto de equipa no treino das competências sociais” - Júlia Vinhas (Psicóloga Clínica) em co-autoria com Fernando Santos (Pedopsiquiatra)

COMPORTAMENTO
“Porta-se mal em todas as aulas menos na educação física” - Paula Vilariça (Pedopsiquiatra), Rosário Carmona (Psicóloga Clínica)

MESA REDONDA
“Se não tivesse sido o desporto…” - João Terlim (Treinador na Academia Rugby Club de Setúbal), Afonso Nogueira (Árbitro Internacional), Tomaz Morais (Diretor Federação Portuguesa de Rugby), Júlia Vinhas (Psicóloga Clínica) e Ricardo Lopes (Neuropsicólogo) - moderadores

ENCERRAMENTO
Luís Liberato (Diretor do Departamento da Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social)

Sem comentários: