quinta-feira, 14 de abril de 2016

Raid Barreiro - Fátima em BTT da Fidalbyke

Foto: Rostos Online

A Associação de Cicloturismo Fidalbyke realizou a 9ª edição do Raid Barreiro - Fátima em BTT nos dia 9 e 10 de Abril passados.

Foi uma jornada de BTT com cerca de 170Km no total dividida em duas etapas, sendo a primeira de cerca de 140Km e a segunda de cerca de 30Km.

Mais uma vez se realizou a ligação entre o Barreiro e Fátima em BTT, na sua nona edição, numa distância total de cerca de 170Km por caminhos rurais, algum alcatrão e empedrado….

Com partida do Barreiro no sábado, 9 de Abril pelas 07H30, os 23 participantes saíram da sede da Associação de Cicloturismo Fidalbyke com destino a Moitas Venda, numa distância de cerca de 140Km, com previsão de céu nublado e alguns aguaceiros….felizmente o S. Pedro ajudou nesta etapa e a previsão cumpriu-se….

Com passagem pela Moita, Montijo, Herdade de Pancas, Porto Alto, Benavente, Salvaterra de Magos e Muge, onde fizemos uma paragem para o almoço, seguindo depois para Porto de Muge, onde atravessámos o Tejo e apanhamos o Caminho de Fátima com origem em Lisboa, Santarém, Arneiro das Milhariças, nascente do Alviela/Olhos de Água e Moitas Venda/Alcanena onde paramos para jantar e passar a noite……no dia seguinte esperava-nos uma etapa dura…

Partimos no domingo, dia 10 de Abril às 08H30, da Residencial em Moitas Venda com destino a Fátima, passando pela Serra D’Aire e Candeeiros e Santo António numa distância de cerca de 31Km, dos quais cerca de 16 são a subir e passam pelos dois pontos mais elevados de todo percurso…não tivemos a ajuda do S. Pedro…choveu bastante, fez muito vento e frio na maior parte do percurso mas cerca das 11H30 estávamos a chegar a Fátima com aquela sensação do dever cumprido, cansados, molhados até aos ossos mas felizes……seguiu-se um banho quente e o almoço e o regresso a casa.

Independentemente da motivação de cada um, foram dois dias de BTT com muita dureza, de uma excepcional camaradagem, entreajuda, convívio e alegria por caminhos de uma beleza ímpar e de paisagens de cortar a respiração.

Nesta edição apenas se registaram duas quedas com alguma gravidade, tendo uma deles resultado em desistência apenas por precaução, e outra devido ao “encontro muito amistoso” entre dois participantes sem consequências ….. também fazem parte, e apenas deixaram o “cromado” riscado, umas nódoas negras e o orgulho ferido……..e algumas avarias mecânicas e furos que se foram resolvendo na passada…….

A ACF agradece o apoio da Camara Municipal do Barreiro que enviou um furgão para ajudar no transporte das bicicletas no regresso e da empresa de José Lopes Construções que cedeu uma carrinha de caixa aberta para o apoio logístico no percurso, conduzida pelo nosso associado João Paulo Rodrigues, e trouxe de volta parte das “nossas meninas” que não couberam no furgão, e à empresa ExisteBus pelo autocarro que nos transportou até ao Barreiro.

Para o ano há mais e esperamos mais participantes…….e melhor tempo….

Associação de Cicloturismo Fidalbyke in Rostos Online
“Cola-te à nossa roda…..”

Sem comentários: