segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Clubes aprovaram boas contas da AF Setúbal e elogiaram trabalho da Direcção

A Assembleia-Geral da AF Setúbal, realizada na sexta-feira, aprovou por unanimidade o Relatório e Contas da Gerência relativo à época 2014/15. Os clubes presentes na reunião-magna aplaudiram os resultados financeiros de um ano em que a instituição adquiriu a totalidade da sede social.

Associação Cultural Busuioc, Charneca de Caparica Futebol Clube, Clube Olímpio do Montijo, Grupo Desportivo de Sesimbra, Grupo Desportivo “Os Amarelos” e Palmelense Futebol Clube, a par do Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada/Seixal, Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol do Barreiro e Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal foram os filiados da AF Setúbal representados na Assembleia-Geral, realizada na última sexta-feira, à noite, na sede da instituição em Setúbal, e que contou com dois pontos na Ordem de Trabalhos: Análise, Discussão e Votação do Relatório e Contas da Gerência – 2014/15 e respectivo Parecer dos Conselhos, e Assuntos Diversos.

Francisco Cardoso, presidente da Mesa da Assembleia-Geral da AF Setúbal, depois de saudar a presença dos filiados e ver aprovada, por unanimidade, a acta da última AG, deu a palavra ao presidente da Direcção da associação, Joaquim Sousa Marques, que destacou alguns dos factos mais relevantes da actividade em que a AF Setúbal esteve, directa ou através de parceria, ligada na época 2014/15.

Desde o elevado número de formandos nos cursos de treinadores promovidos pela AF Setúbal, facto que mereceu uma distinção da FPF, às importantes colaborações institucionais que permitiram dinamizar acções de formação para árbitros e eventos desportivos de grande relevância a nível nacional, vincando as boas prestações competitivas das seis selecções distritais, a evolução na aposta da formação, e o aumento do número de atletas inscritos nas provas da associação, cada vez mais perto dos 10 mil, o presidente da Direcção da AF Setúbal afirmou que a época 2014/15 “foi rica em termos de iniciativas relevantes realizadas na região”.

Oportunidades em que a instituição trabalhou para receber e que envolveu reconhecidos e fundamentais apoios institucionais das autarquias que acolheram as acções. “É nosso dever o agradecimento a todos os clubes e entidades que colaboram com a AF Setúbal e tornaram possível a nossa actividade, bem como aos profissionais da associação, pelo trabalho, esforço e dedicação que têm demonstrado no despenho das respetivas funções”.

Mais de 60 mil euros
e a sede toda paga

À detalhada intervenção do líder directivo, os representantes dos clubes e árbitros ouviram os resultados da Situação Económica e Financeira da instituição, pela voz do vice-presidente Financeiro, José Araújo.

No plano económico, o resultado apurado em 2014/15 foi positivo em 64.009,63 euros, em função de eventos excepcionais, que não sendo repetitivos, permitiram um resultado francamente positivo. Um registo que reflete, também, a continuação de uma política de contenção de gastos operacionais.

Quanto ao exercício financeiro, ficou destacado a diminuição do activo em 49.185 euros, justificado, sobretudo pela diminuição das dívidas dos clubes.

O passivo sofreu, igualmente, uma queda de 113.194 euros, em grande parte justificado pela liquidação integral do financiamento para a aquisição da sede social.

Em resultado das variações patrimoniais, a AF Setúbal apresenta uma Autonomia Financeira de cerca de 88 por cento.

A liquidez geral apresenta um rácio de 3,51, o que representa uma boa capacidade de cumprimentos dos compromissos de curto prazo.

“Continuamos na senda dos resultados positivos. Hoje, a sede é integralmente património da associação” destacou José Araújo, sem deixar de vincar o facto de ver fixado em 88 por cento a autonomia financeira da instituição. “É muito relevante e não muitas instituições do género a poderem apresentar este número”.

Portas abertas a investir
em infra-estruturas desportivas

Perante as boas contas apresentadas, a Direcção da AF Setúbal avançou com a proposta de que o resultado líquido apurado em 64.000,63 euros fosse aplicado da seguinte forma:

 - 40 mil euros para reservas especiais e assim acomodar a possibilidade de se realizarem futuros investimentos em infra-estruturas desportivas próprias;

- 24.009,64 euros para afectação a uma reserva em benefício dos clubes formadores na época em curso, de acordo com a afectação que a Direcção irá aprovar em reunião, com vista a compensar os clubes que mais contribuem para o desenvolvimento do futebol.

A explanação dos números apresentados ficou clara e coube, em conformidade com os estatutos da AF Setúbal, ao presidente do Conselho de Contas, António Monteiro, proferir o parecer do órgão. “Em face do exposto, o Conselho de Contas considera que o Relatório e as Demonstrações Financeiras, bem como a proposta de apicação do Resultado Líquido, estão em condições de ser aprovadas pela Assembleia-Geral”, declarou o dirigente.

Clubes aplaudiram
resultados

Aberto o processo de votação, aos nove filiados presentes, que representaram 74 do universo de 834 votos da Assembleia-Geral da AF Setúbal, o Relatório foi aprovado por unanimidade, com satisfação, regozijo e com uma vincada aclamação.

Contudo, os clubes não se ficaram por aí. O presidente do GD Sesimbra, Sebastião Patrício, destacou os resultados francamente positivos, afirmando que “testemunham o trabalho e o esforço da AF Setúbal” e propôs um renovado voto de grande saudação pelo contributo da Direcção da instituição. Os demais representantes não hesitaram em subscrever a proposta, num reconhecimento que fez ecoar nova aclamação na sala.

O presidente da Direcção agradeceu, honrado, o gesto de claro apoio generalizado ao trabalho que vem desenvolvendo.

Foto e texto: Notícias AFS

Sem comentários: