quarta-feira, 1 de junho de 2016

Os Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2016, decorrem entre os dias 3 e 5

Foto: Câmara Municipal de Setúbal
Os Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2016, que decorrem entre os dias 3 e 5, propõem aos jovens a participação em atividades desportivas com as componentes de competição e de convívio.

O calendário da quarta edição do evento desportivo, que inclui a realização descentralizada pelos nove municípios da Península de Setúbal, foi apresentado no dia 31 à tarde, em conferência de imprensa, no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

Esta edição, com os atletas Simone Fragoso e Rafael Gil como embaixadores e o Comité Olímpico de Portugal como patrono, integrada no programa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, envolve cerca de três mil jovens, com idades entre os 11 e os 16 anos.

As atividades, de fomento da atividade desportiva entre os mais novos, decorrem em 23 espaços desportivos dos municípios participantes, Almada, Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

“Os Jogos do Futuro assumem um papel fundamental na dinâmica e nos objetivos da visão estratégica para o desenvolvimento dos municípios”, salientou, na apresentação, o vereador da Câmara Municipal de Setúbal com o pelouro do Desporto, Pedro Pina.

O certame bienal, sublinhou o autarca, constitui um “instrumento de afirmação do potencial desportivo da região” e tem vindo a tornar-se numa das “principais referências da atividade desportiva nacional”.

Rafael Gil, atleta de natação, aproveitou a conferência de imprensa de ontem à tarde, na qual também se encontrava o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, para desejar boa sorte a todos os que vão participar nesta edição.

O atleta agradeceu o convite para ser embaixador dos Jogos do Futuro 2016, feito pela organização, a cargo das nove autarquias, da Associação de Municípios da Região de Setúbal, do movimento associativo, de escolas e de associações distritais das modalidades aderentes.

“A competição deve ser vista de uma forma saudável e nunca se sabe o futuro destes jovens. Quando tinha 11 anos, nunca pensei estar no apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”, afirmou Rafael Gil.

A criação de um espaço de convívio e de estímulo à prática desportiva dos jovens, de âmbito intermunicipal, e a contribuição para a visibilidade das diferentes formas de organização de atividades físicas e desportivas com o apoio do poder local são objetivos dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal, que acaba por agregar outras funções, nas áreas da educação e da economia.

No concelho de Setúbal, o calendário desportivo inclui, no dia 4, uma competição de atletismo, às 09h30, no Complexo Municipal de Atletismo, e uma prova de natação, às 14h30, na Piscina Municipal das Manteigadas. A 5, realiza-se, às 09h00, um torneio de andebol no Pavilhão Desportivo de Vendas de Azeitão.

A cerimónia de abertura também se realiza em Setúbal, dia 3, às 21h00, no Auditório José Afonso, com uma gala gímnica e de dança, onde cada município está representado com as melhores classes numa diversidade de disciplinas.

A organização pretende dar continuidade, nesta edição, ao acesso das pessoas com mobilidade reduzida, pelo que promove um evento de boccia, dia 3, no Seixal.

Andebol, atletismo, basquetebol, beisebol, surf, bodyboard, canoagem, ginástica de trampolins, futebol de 7 e de 11, futsal, hóquei em patins, judo, karaté, natação, orientação, ténis, ténis de mesa, vela, voleibol e xadrez são as restantes modalidades do certame desportivo.

Os Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2016 atribuem medalhas especiais aos três primeiros classificados de cada competição, além de distinguir todos os atletas e três responsáveis de cada equipa.

O programa completo das atividades e outras informações podem ser consultados na página oficial do evento, em www.jogosdofuturo.net.

Texto: Câmara Municipal de Setúbal

Sem comentários: