terça-feira, 31 de maio de 2016

A dupla Luís Santos e João Santos, do Clube de Vela do Sado, venceu o Sadocat 2016

Foto: Câmara Municipal de Setúbal
A dupla Luís Santos e João Santos, do Clube de Vela do Sado, venceu o Sadocat 2016 – Raid Internacional de Catamarans, que decorreu nos dias 28 e 29 em Setúbal, entre o estuário do Sado e a costa atlântica.

Três dezenas de embarcações provenientes de praticamente todos os clubes de vela do país, mas também de França, Bélgica e Espanha, competiram nesta edição da maior prova de catamarãs que se realiza em Portugal, o que representa um acréscimo relativamente a 2015, quando participaram vinte e três equipas de velejadores.

Na classificação geral, Luís Santos e João Santos, a competir em Dart, foram os vencedores, enquanto na segunda posição ficou a dupla Miguel Galvão e João Filipe, do Ginásio Clube Naval de Faro. O Clube de Vela do Sado conquistou também o terceiro lugar do pódio, com a dupla Heidi G. e Marcelo Leite.

Na classe F18, o primeiro lugar coube a António Santos e Rui Duarte, do Clube de Vela do Sado, sendo que em Dart 18 o primeiro lugar do pódio pertenceu a João Patrão e Helena Murta, do Ginásio Clube Naval Figueira. Joaquim Silva e Carla Rubio, da Associação Náutica Torreira, venceram na classe Hobie Cat 16.

A prova do Campeonato Nacional de Catamarãs, realizada no âmbito do programa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, desafiou os velejadores a percorrerem um circuito com cerca de 12 milhas náuticas, ao longo da costa de Setúbal.

No primeiro dia, o percurso, com partida e chegada da Praia da Saúde, realizou-se no interior do rio Sado, enquanto no segundo as embarcações saíram do estuário para um pequeno percurso pela costa atlântica.

A competição, organizada pelo Clube de Vela do Sado, pela Bicasco e pela Câmara Municipal de Setúbal, contou com muito público a assistir a partir da frente ribeirinha da cidade.

Texto: Câmara Municipal de Setúbal

Sem comentários: