sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Almada candidata-se a Cidade Europeia do Desporto de 2018

Almada formalizou, junto da ACES Europe - Associação das Cidades Europeias do Desporto, a sua candidatura a «Cidade Europeia do Desporto» de 2018.

Esta candidatura, promovida pela Câmara Municipal de Almada, pretende traduzir publicamente o esforço que tem sido feito no incentivo ao desporto e à atividade física.

O concelho tem elevados índices de prática desportiva, cerca de 10% acima dos níveis nacionais, aproximando-se mesmo dos valores de referência europeus.

Para estes índices contribui uma ampla rede de equipamentos desportivos, à qual se soma uma forte atividade de mais de 120 associações, clubes e coletividades.

Entre oferta municipal e associativa, no concelho existem 17 grandes campos de jogos, 117 pequenos campos de jogos, 28 campos de ténis, 28 pavilhões desportivos, 99 salas de desporto, nove complexos de piscinas e uma pista de atletismo.

Através dos diversos programas municipais de prática desportiva, assim como no apoio ao movimento associativo, promove-se o desporto inclusivo e gratuito, com ofertas diferenciadas para crianças, adultos, idosos e cidadãos portadores de deficiência.

O que é uma Cidade Europeia do Desporto
Os títulos de Capital e Cidades Europeias do Desporto são atribuídos, anualmente, pela ACES Europe.

O título «Capital Europeia do Desporto» é atribuído anualmente a uma capital de um país europeu ou cidade com mais de 500 mil habitantes e o de «Cidade Europeia do Desporto» a cidades europeias entre 25 mil e 500 mil habitantes.

Para além do incentivo à vertente competitiva, esta iniciativa europeia procura promover o desporto informal e os estilos de vida saudáveis.

O título de «Cidade Europeia do Desporto» contribui ainda para aumentar o reconhecimento internacional da cidade/concelho, valoriza as políticas desportivas ali existentes, permite a partilha de experiências entre diversas cidades europeias e incentiva a melhoria das políticas desportivas.

Em Portugal, Setúbal é a «Cidade Europeia do Desporto» de 2016, seguindo-se Gondomar, em 2017.

Fonte - CMA in Rostos Online

Sem comentários: