terça-feira, 15 de março de 2016

Passeio de BTT até à Várzea da Quinta do Conde

Foto: Câmara Municipal de Sesimbra
A freguesia da Quinta do Conde foi o segundo destino dos circuitos de BTT pelo Património, promovidos pela Câmara Municipal. Os participantes, de várias idades, partiram da Moagem de Sampaio em direção à Estrada dos Almocreves, que em tempos foi uma das principais vias de acesso ao concelho, e cujo nome recorda a importância que teve para os vendedores ambulantes que, em carroças e burros, carregavam os produtos, entre eles o peixe de Sesimbra, para toda a região.

Depois de vários quilómetros a pedalar, o grupo fez uma merecida paragem na Várzea da Quinta do Conde, uma área rica em valores naturais, onde nasceram nos últimos anos as Hortas Solidárias. Os participantes puderam conhecer um pouco da história e das origens da Quinta do Conde, desde o tempo em que o Rio Coina era navegável até aos dias de hoje, passando pelo arrendamento por parte do Mosteiro de S. Vicente de Fora aos Condes de Atouguia, e que acabaram por dar o nome à freguesia.

No final, a beleza da paisagem aliada ao exercício físico conquistou os participantes, que deixaram a promessa de repetir a experiência.

Os circuitos de BTT pelo Património decorrem aos domingos, das 9 às 13 horas, e têm um grau de dificuldade médio. Os interessados podem inscrever-se pelo telefone 93 998 24 85 ou pelo e-mail sergio.jorge@cm-sesimbra.pt.

Próximos passeios ...
10 ABR | dom | das 9 às 13h
Do Castelo à Ribeira
Lapa do Cavalo, Fortaleza de Sesimbra/Museu do Mar e Capela do Espírito Santo dos Mareantes
Ponto de encontro: Castelo de Sesimbra
8 MAI | dom | das 9 às 13h
Rota dos Dinossauros
Pedreira do Avelino e Pedra da Mua
Ponto de encontro: Grupo Desportivo União da Azoia
25 MAI | dom | das 9 às 13h
Rota dos Círios
Farol e Santuário do Cabo Espichel
Ponto de encontro: Grupo Desportivo União da Azoia
12 JUN | dom | das 9 às 13h
Piscinas Naturais
Lapa do Fumo, Forte de São Pedro da Foz e piscinas naturais
Ponto de encontro: Grupo Desportivo União da Azoia

Texto: Câmara Municipal de Sesimbra

Sem comentários: