quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Uma maratona de atividades ao longo de dez horas, numa dezena de locais do concelho setubalense

Uma maratona de atividades ao longo de dez horas, numa dezena de locais do concelho setubalense, no dia 30, envolve a população na partilha da diversidade desportiva e cultural de Setúbal impulsionada pelo espírito da Cidade Europeia do Desporto 2016.

“Em 10 horas e em 10 locais – Viver a Diversidade Desportiva e Cultural de Setúbal”. Este é o mote que dá início do calendário desportivo de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, numa iniciativa de participação gratuita, que fomenta a prática física através da fusão do desporto com diferentes formas de espetáculo.

A Praça de Bocage, no centro histórico da cidade, recebe o primeiro ponto de atividades. Entre as 09h00 e as 10h00 há capoeira pelo Centro Cultural Água de Beber e pela AMA Capoeira, música pelo Grupo de Percussão Sant’Iago Olodum, e dança por escolas associadas da Associação de Setúbal de Dança Desportiva.

Segue-se, das 10h00 às 11h00, atividades no Jardim do Bonfim, com ginástica pelos utentes do programa Desportivamente em (Re)Forma, jogos tradicionais dinamizados pelos serviços municipais e mistifório tradicional pela Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

Em Brejos de Azeitão, no “Parque do Morango”, entre as 11h00 e as 12h00, há râguebi pelo Vitória Futebol Clube, esgrima pelo Núcleo de Pentatlo Moderno de Azeitão da Escola Municipal de Desporto de Setúbal e hip hop kids por Sónia Ribeiro, do Grupo de Dança e Escola e Hip Hop da Capricho Setubalense.

De volta a Setúbal, no Alegro, das 12h000 às 13h00, há escalada pela APPACDM de Setúbal – União Desportiva para a Inclusão, futebol mini pela Academia Futsal Estrelas de Setúbal e pelo União Futebol Comércio e Indústria, a par de música de percussão pelo projeto Tamborzinho da APPACDM de Setúbal.

O Parque Urbano de Albarquel é o quinto local da maratona desportiva deste dia, com atividades das 13h00 às 14h00. Neste local há voleibol pela Academia de Vólei de Praia, demonstrações de slackline e trickline, e danças urbanas dinamizadas por Bruno Abreu e Sheila Pereira.

Da frente ribeirinha à Bela Vista, a prática física continua das 14h00 às 15h00 no Parque Verde da Bela Vista, com BMX pelo Núcleo de Bicross de Setúbal e parkour & freerunning practitioner por Luís Alkmim. Há ainda animação musical com um DJ Set por LONO – Land of No One.

Novamente no corredor ribeirinho, a partir da Praia da Saúde, há um conjunto de atividades náuticas a decorrer entre as 15h00 às 16h00, com vela pelo Clube de Vela do Sado, canoagem pelo Clube de Canoagem do Sado, bem como remo e vela pelo Clube Naval Setubalense.

Igualmente entre as 15h00 e as 16h00, o auditório José Afonso é palco de uma demonstração de patinagem artística com a participação da Juventude Azeitonense Associação Cultural, do Clube de Patinagem do Sado, do Clube Naval Setubalense e Casa do Pessoal da Secil – Clube de Patinagem.

No mesmo horário, aquele equipamento municipal localizado na Avenida Luísa Todi recebe ainda slackline e longline, a atuação e desfile de percussão com Bardoada – Grupo do Sarrafo e é ponto de partida da Corrida “H’AJA Saúde”, atividade informal de abertura de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 que culmina na Praia da Saúde.

Já o Cais 3 do Porto de Setúbal acolhe, das 16h00 às 17h00, vários apontamentos de ginástica e dança, incluindo trampolins, tumbling e dança jazz pelo Vitória Futebol Clube, step dance pelo Ginásio Costa Azul e danças africanas por Iza da Costa, da Associação Cabo-Verdiana de Setúbal.

A penúltima atividade do “Em 10 horas e em 10 locais – Viver a Diversidade Desportiva e Cultural de Setúbal” realiza-se entre as 17h00 e as 18h00, no Largo de Jesus, com momentos de dança. Há salsa e tango argentino pelo Enclave – Cultura em Movimento, assim como bachata pelo Setubailas.

A maratona de atividades desportivas culmina no Jardim da Algodeia, local que recebe, entre as 18h00 e as 19h00, muay thai pelo Elite Fight Gym e taekwondo pelo Clube de Taekwondo du Bocage. Há ainda percussão pelo músico Fernando Molina e dança do ventre por Andreia Gravata e Catarina Branco.

À noite, a partir das 21h00, realiza-se a sessão oficial de abertura de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, no Pavilhão das Manteigadas, com demonstrações e um desfile de associações, clubes e coletividades em variadas modalidades, e ainda a atuação da banda Deolinda.

Este é o ponto de partida do programa com o qual Setúbal vive o desporto de forma intensa e regular nas áreas programáticas Setúbal 2016 #Inclui | Desporto para Todos, Setúbal 2016 #Transpira | Eventos Desportivos, Setúbal 2016 #Ensina | Qualificação E Conhecimento e Setúbal 2016 #Inspira | Desporto e Cultura.

O programa oficial tem já perto de duas centenas de ações confirmadas, em que se incluem 82 provas desportivas. Cinquenta e quatro das ações são dinamizadas no espírito do Desporto para Todos, 36 na vertente de Conhecimento/Qualificação e 18 na área de Desporto e Cultura.

Foto e texto: Câmara Municipal de Setúbal

Sem comentários: