sexta-feira, 26 de junho de 2015

Pela quinta vez, Telma Monteiro é campeã europeia de judo

A judoca Almadense ganhou a medalha de ouro na categoria de -57kg dos Jogos Europeus, competição que, este ano, incorporou os Campeonatos da Europa da modalidade.

Foram precisos 1m49s para que Telma Monteiro festejasse mais um título europeu, o quinto da sua carreira. A judoca portuguesa, líder do ranking mundial, vice-campeã do mundo e campeã da Europa em título na categoria de -57kg revalidou o seu estatuto continental ao vencer ontem a húngara Hedvig Karakas, 11.ª do mundo, na final dos I Jogos Europeus, em Bacu, no Azerbaijão. “Combate rápido? Quando as pessoas trabalham muito, as coisas acabam por ser fáceis”, declarou poucos minutos depois de ter a medalha de ouro ao peito.

Para chegar a este último combate, Telma Monteiro derrotou a francesa Automne Pavia (7.ª do mundo), a holandesa Sanne Verhagen (15.ª) e a sérvia Jovana Rogic (22.ª). No duelo decisivo, um ippon, depois de já ter aplicado um waza-ari à sua adversaria, confirmaram a sua superioridade teórica em relação à húngara, que nunca havia ganho à portuguesa nos cinco combates que as duas já tinham realizado entre si.

“Sabia que ia ser muito duro, mas é uma sensação fantástica ter ganho a medalha de ouro”, afirmou Telma Monteiro à Rádio Renascença, comentando a conquista da sua 11.ª medalha em Europeus — ao contrário do que sucede noutras modalidades, na competição de judo os I Jogos Europeus reuniram os principais atletas do continente, uma vez que a prova incorporou o Campeonato da Europa, inicialmente agendado para Abril, em Glasgow.

À atleta do Benfica, que acrescentou mais um título europeu aos obtidos em 2006 e 2007 (categoria -52kg) e em 2009 e 2012 (-57kg) fica agora a faltar-lhe o título mundial e uma medalha olímpica.

Notícia do Jornal Público

Sem comentários: