segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Pinhalnovense afastado da Taça de Portugal pelo Casa Pia

Foto: Diário do Distrito
Ditou o sorteio da 2ª eliminatória da Taca de Portugal Placard 2016/17 que na tarde deste Domingo, no Estádio Pina Manique, em Lisboa, o Casa Pia recebesse no seu reduto o Pinhalnovense. Frente a frente, o líder da Série G do Campeonato de Portugal Prio e sétimo classificado da Série H do mesmo escalão.

O jogo iniciou-se de forma cautelosa, com ambas as equipas a lutar bastante ao nível do meio campo. No entanto, cedo a turma da casa começou a acercar-se da baliza adversária, embora sem muito perigo.

Não foi então de estranhar que, aos 20 minutos de jogo, após jogada rápida bem desenhada no flanco direito, tenha surgido o primeiro golo da partida, com o médio João Coito a cabecear para o fundo das redes, após cruzamento à entrada da área.

Três minutos volvidos, nova jogada de perigo para o Casa Pia, que gerou alguns protestos por uma pretensa grande penalidade. Na sequência do lance, novo cruzamento no flanco direito mas desta vez Sócrates atira de cabeça por cima da trave

Até ao intervalo, destaque apenas para três amarelos mostrados pelo árbitro da partida – Nélson Pereira, de Leiria – dois para o clube da casa e um para a turma do Pinhal Novo, fruto de uma maior agressividade de parte a parte.

Final da primeira parte com uma vantagem justa do Casa Pia, pela margem mínima.

Ao intervalo, o técnico Luís Mira decidiu lançar Luís Leite para o lugar de Jubiao e pode-se dizer que terá acertado na mouche.

Aos 47 minutos, o recém-entrado Luís Leite, a passe do lateral esquerdo Maurício, alcançaria o empate. Excelente a forma como o avançado do Pinhalnovense, à saída do guardião Miguel Soares, conseguiu colocar a bola com subtileza por baixo do corpo deste.

A equipa da margem sul era a que tinha agora o ascendente da partida, dando seguimento à excelente entrada em campo na segunda parte.

No entanto, o Casa Pia nunca perdeu o rumo do encontro e rapidamente começou a equilibrar o jogo. Aos 60 minutos, cartão amarelo para Jiajum, a punir falta grosseira a meio do meio campo ofensivo do Casa Pia.

Na sequência da marcação da falta, golo de Mário Costa, na cara do guarda redes adversário. Estava desfeita uma vez mais a igualdade.

Aos 66 minutos, o Pinhalnovense coloca Ruben Fidalgo no lugar de Tiago Cintra. O Casa Pia responde com a entrada de Mateus Fonseca para a saída de Bailão.

Após as alterações, algumas jogadas de perigo de parte a parte. Aos 72 minutos, ataque perigoso do Pinhalnovense, mas o avançado chega tarde à bola e deixa-se antecipar pelo guardião Miguel Soares. Pouco depois, excelente remate de Junior Mendes, mas Ricardo a corresponder com uma defesa segura.

Tiago Zorro, treinador do Casa Pia faz duas alterações por volta dos 75 minutos, lançando Gilberto para o lugar de Ganhão e pouco depois Márcio para o lugar de Didi.

A 10 minutos do fim, Dieb entra para o lugar de Maurício, com o Pinhalnovense a dar o tudo por tudo na tentativa de alcançar pelo menos o empate.

O Casa Pia teve logo a seguir oportunidade para matar o jogo, mas Laurindo efectua um corte in extremis sensivelmente na marca da grande penalidade, tirando o pão da boca ao avançado do Casa Pia.

Aos 83 minutos, falhanço incrível do recém-entrado Dieb, que após ter feito o chapéu a Miguel Soares, atira por cima da barra, ainda que estorvado por um defesa do Casa Pia.

Até ao final, os ânimos estiveram em ebulição, com o árbitro leiriense a expulsar já perto dos 90 minutos, Sócrates para a equipa da casa e Laurindo, para o clube visitante. Era escusado este episódio, num jogo que foi correcto na sua generalidade.

Resultado final – vitória por 2-1 para o Casa Pia. Um resultado que se aceita na medida em que foi a equipa da casa nunca esteve em desvantagem e que aproveitou melhor as oportunidades que surgiram durante toda a partida. O Casa Pia está portanto apurado para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal Placard.

In Diário do Distrito

Sem comentários: