segunda-feira, 21 de março de 2016

Setúbal »»» Fernando Tomé, antiga glória do futebol sadino, dá nome a campo nº2 da Várzea

Foto: Câmara Municipal de Setúbal
O setubalense e antiga glória do futebol sadino Fernando Tomé dá nome ao campo n.º 2 da Várzea, recinto beneficiado com um novo piso sintético, inaugurado no dia 20, que melhora a prática desportiva de crianças e jovens de Setúbal.

O novo piso que cobre o campo de futebol de 11, anteriormente em terra batida, materializa mais um investimento da Câmara Municipal de Setúbal na melhoria de equipamentos desportivos da cidade e que está, desde o dia 20, ao serviço de associações e coletividades do concelho.
“É uma alegria redobrada. Primeiro, porque disponibilizamos um renovado campo. Depois, porque tem o nome de Fernando Tomé, um grande setubalense, um homem que ama a sua terra e que foi também um dos maiores jogadores de futebol”, realçou a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, na cerimónia de inauguração.

Em ambiente de festa, a autarca sadina sublinhou que esta “é uma homenagem mais que justa” a uma pessoa “que nunca rejeita ajuda a ninguém” e em que “se sente, em cada palavra, a cidade onde se fez homem e futebolista”. Acrescentou que “Fernando Tomé é muito mais que futebol. É Setúbal”.

O homenageado da tarde, o setubalense e antigo futebolista do Vitória Futebol Clube, afirmou, emocionado, que a atribuição do seu nome ao campo n.º 2 da Várzea “é uma grande honra e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade para servir bem a cidade”.

Fernando Tomé fez ainda questão de agradecer a homenagem à Câmara Municipal de Setúbal e também ao Vitória Futebol Clube. “Foram os grandes impulsionadores da minha vida social e profissional e, por isso, estou eternamente grato a ambas as instituições.”

O presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, adiantou que a inauguração do relvado sintético “é um momento especial que concretiza o sonho de famílias e desportistas”, que se traduz “em melhor desporto e em mais futuro para a cidade”.

O Campo Fernando Tomé, beneficiado num investimento camarário da ordem dos 150 mil euros que incluiu, além do relvado, alguns trabalhos complementares, tem gestão municipal e pode ser usufruído por associações e coletividades do concelho que dele necessitem. “Aqui, todos terão espaço”, destacou Maria das Dores Meira.

A presidente da autarquia adiantou ainda que, nos próximos tempos, o recinto desportivo vai ser utilizado, com maior regularidade, pelo Grupo Desportivo “Os Amarelos”, enquanto decorrem “as obras de colocação de piso sintético no Campo Municipal da Bela Vista, outro investimento estimado em 150 mil euros”.

O concelho de Setúbal dispõem agora de três campos com relvado sintético para a prática de futebol de 11, dois na cidade, no complexo municipal da Várzea, a que se junta um outro em Azeitão, nas instalações do Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão.

Já recintos com piso sintético para a prática de futebol de 5 são seis, concretamente em Vanicelos, Vale de Cobro, Praceta da Ilha da Madeira, Associação de Moradores do Casal das Figueiras, inaugurado recentemente, Azeitão e Centro Cultural e Desportivo Brejos de Azeitão.

O Campo Fernando Tomé, “um importante acréscimo de qualidade à prática de futebol na cidade”, é o segundo equipamento “melhorado e aberto no ano em que Setúbal é Cidade Europeia do Desporto, naquilo que é uma forte aposta na prática desportiva no concelho”, afirmou Maria das Dores Meira.

Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, que já trouxe “milhares de pessoas à cidade para participarem ou assistirem a eventos desportivos, constitui uma oportunidade de investimento”, traduzida, sobretudo, na capacidade comum de promover mais desporto, vincou a edil.
“Comum porque o que está em causa é também a capacidade de as associações e coletividades promoverem mais iniciativas, de atraírem mais praticantes para uma vida mais saudável na nossa cidade”, que, acredita Maria das Dores Meira, se “prolongará para lá de 2016”.

A inauguração da obra de beneficiação do campo n.º 2 da Várzea, agora designado de Fernando Tomé, que contou com a presença de vários elementos do Executivo municipal, vem na sequência de uma intervenção semelhante, realizada em 2014, que requalificou o recinto utilizado pelo Clube Desportivo “Os Pelezinhos”.

O relvado sintético do Campo Fernando Tomé foi estreado com um jogo de futebol entre escolinhas do Clube Desportivo “Os Pelezinhos” e do Vitória Futebol Clube, com o pontapé de saída do jogo amigável a ser dado pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

Texto: Câmara Municipal de Setúbal

Sem comentários: