quarta-feira, 23 de março de 2016

Santiago do Cacém recebeu o início da 5.ª e última etapa da 34.ª Volta ao Alentejo em bicicleta, no final em Évora, Enric Mas sagrou-se como vencedor desta edição

Foto: Câmara Municipal de Santiago do Cacém
Texto: Câmara Municipal de Santiago do Cacém
Santiago do Cacém recebeu o início da 5.ª e última etapa da 34.ª Volta ao Alentejo em bicicleta, na manhã dia 20 de março. O arranque aconteceu na Avenida D. Nuno Álvares Pereira, junto à Câmara Municipal. 

Álvaro Beijinha, Presidente da CMSC, deu a partida simbólica da decisiva etapa, onde nem a chuva demoveu muitos adeptos, entusiastas e curiosos da modalidade, que não quiseram perder a passagem da caravana pelas estradas do Município.

A etapa, na extensão de 172,3 km, terminou em Évora e ainda passou por algumas localidades do Município – Mulinheta, Roncão, Cruz de João Mendes – sendo que, já no dia anterior, o pelotão da “Alentejana” tinha passado por Santiago do Cacém.

Texto do "Observador"
O ciclista espanhol Enric Mas foi o vencedor da 34.ª Volta ao Alentejo, depois de bater no ‘desempate por pontos’ Krister Hagen (Coop-OsterHus), que viu a sua amarela escapar nas pernas do português Samuel Caldeira (W52-FC Porto).

Depois de alguns minutos de espera, dos altifalantes do pódio ecoou a novidade mais esperada: o jovem ciclista da Klein Constantia era o 34.ª vencedor da ‘Alentejana’. Empatados em tempo até à meta de Évora, os dois primeiros da geral viram a amarela ser entregue no desempate pela soma dos resultados das cinco etapas, com Mas a ter de agradecer ao ‘dragão’ Samuel Caldeira por ter roubado o terceiro lugar e, consequentemente as bonificações, ao rival da Coop-OsterHus.

A notícia mais desejada fez o ‘pupilo’ de Alberto Contador — esteve três anos na equipa de formação da estrela do ciclismo espanhol — irromper em gritos e, entre abraços aos companheiros da Klein Constantia, nomeadamente a Remi Cavagna e Maximilian Schachmann, primeiro e segundo na quinta etapa, confessar-se “muito, muito feliz”.

Estava tudo por decidir à partida para os 172,3 quilómetros da ligação entre Santiago do Cacém e Évora e, por isso, na frente do pelotão cerraram-se fileiras, quebradas ao quilómetro 15 por Filipe Cardoso(Efapel), Pierrick Naud e Thomas Soladay(Rally Cycling), Mikkel Lunder (Team Bliz-Merida), Benat Txoperena(Euskadi-Murias), Vadim Zhuravlev (Lokosphinkx) e Jasper Hamelink (Metec-TKH).

Sem comentários: