quarta-feira, 23 de março de 2016

Milhares na Festa do Desporto Escolar na Quinta do Conde

Foto: Câmara Municipal de Sesimbra
Há quase três décadas que os Jogos Desportivos Escolares movimentam centenas de jovens e promovem a prática da atividade física, a criação de estilos de vida saudáveis e também o convívio, camaradagem e partilha de experiências entre alunos do concelho. A Escola Básica Integrada da Quinta do Conde recebeu a 28ª edição dos Jogos Desportivos Escolares, competição que contou com a participação de centenas de alunos dos agrupamentos de escolas do concelho.

O programa, que reuniu um conjunto de atividades desportivas e de caráter sociocultural, contou com a presença de vários atletas de alta competição, entre os quais os basquetebolistas Jarred Jackson, Darren Townes, Jordan Baker e Pedro Belo, do Galitos FC (Barreiro), e teve como convidada especial Simone Fragoso, atleta paralímpica de natação, medalha de prata em 2006, medalha de bronze em 2007 e medalha de bronze em 2009, nos Jogos Paralímpicos.

Exemplo de coragem e determinação, mas também de método e disciplina, Simone transmitiu a todos os presentes a mensagem de que quando definimos um objetivo não há nada que nos impeça de o alcançar. A atleta, que distribuiu sorrisos e conversou com os mais jovens acerca do desporto e das capacidades de cada um, cativou os alunos pela sua for de estar. «A sua força de vencer acaba por ser um exemplo para todos nós», realçou um dos alunos.

Para Simone Fragoso, que é também professora, a prática desportiva escolar contribui significativamente para aumentar a qualidade de vida das crianças.

Para além da componente desportiva, os Jogos são um importante momento de convívio e troca de experiências entre a comunidade escolar. A iniciativa é realizada com base num sistema de rotatividade entre escolas e conta com o apoio da Câmara Municipal.

Texto: Câmara Municipal de Sesimbra

Sem comentários: