segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Rugby »»» No dérby do distrito de Setúbal o Rugby Vila da Moita levou a melhor

VITÓRIA RUGBY *23-24 RUGBY VILA DA MOITA (3-2)

Um derby regional é sempre um derby, e este jogo teve de tudo:
Alternâncias no marcador foram 7, ensaios (5), penalidades transformadas (6), transformações (2) cartão amarelo (1) e muitos, muitos nervos á flor da pele.

Mas vamos perceber que jogo foi este, em que o vencedor consegue a vitória na bola de jogo, com um final dramático como há muito não se via.

O jogo começou com as equipas a baterem-se muito entre as linhas de 22, não criando situações de finalização, até que há uma mellée a 5m da área de validação do RVM, e o poderoso pack sadino, com facilidade entra dentro da área e marca um ensaio típico de avançados.

Respondeu o RVM com 2 penalidades convertidas de quase meio campo, até que o Vitória aproveita um pontapé de penalidade sobre o final da 1ª parte e coloca-se de novo em vantagem com uns merecidos 8-6. Só nos primeiros 40' houve 3 alternâncias no marcador.
Mas para aperitivo, não esteve mal, agora na 2ª parte chega o prato principal, com um jogo louco a ser servido pelas 2 equipas que decidiram jogar mais abertas á procura de uma vantagem que lhes desse a vitória.

E o RVM atirou-se para a frente conseguindo nova vantagem de 11-8 fruto de um ensaio do seu nº 15, e quase de imediato o Vitória marca um ensaio a papel químico do que havia marcado na 1ª parte - ai, ai, aquelas mellées da Moita deixam muito a desejar...- , para logo de seguida, nova penalidade transformada pela Moita e nova vantagem por um ponto para a equipa de azul.

A partir daqui o Vitória carregou no acelerador e num ápice volta o resultado a seu favor, primeiro por uma penalidade e logo de seguida por um ensaio transformado.

Parecia que a história acabava aqui, o Vitória estava confortável com os seus 9 pontos de vantagem.

Até que alguém pergunta ao árbitro quanto tempo faltava, 3 minutos avisa o António Moita, e de uma touche junto á linha de 10m dos de Setúbal, resulta uma penalidade que o RVM decide jogar á mão e dessa jogada resulta um bonito ensaio, logo transformado. E a 1 minuto do final o resultado indicava 23-21.

Então venha de lá esse aperitivo, que por aqui é o nosso Moscatel, é que faltava um minuto e na reposição de bola em jogo o RVM ganha uma penalidade perto da linha de 10m do Vitória, descaído para os bancos de suplentes.

E vai mesmo daqui: pontapé que passa mesmo, mesmo a centímetros do travessão, oferecendo a vitória aos homens da Moita.

O Vitória garantiu um ponto de bónus defensivo, com todo o mérito, e o Vila da Moita conseguiu uma importante vitória que lhe permite continuar a sonhar com o play-off final.

Resultados e Classificação


Sem comentários: