quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Ginástica Rítmica »»» Entrevista a Mónica Barata, atleta do SFUAP, concedida ao Desporto Almada

"A MINHA MAIOR AMBIÇÃO É CONSEGUIR ULTRAPASSAR-ME SEMPRE A MIM MESMA,SE CONSEGUIR TÍTULOS E MEDALHAS FICO MUITO FELIZ"
 
Com a devida vénia, publicamos aqui a entrevista concedida por Mónica Romão Barata, atleta da SFUAP, ao Desporto Almada.

Mónica Romão Barata, nasceu a 28 de agosto de 2003 em Almada, atualmente estuda na Escola de Dança do Conservatório Nacional, atleta de ginástica rítmica na Sociedade Filarmónica União Piedense e é filha de dois grandes desportista, Eulália Romão e Pedro Barata.

No seu curriculum desportivo a jovem ginasta almadense que iniciou a prática da atividade gímnica em 2008 com 5 anos de idade, no Clube de Vale Milhaços, em 2009 acompanhou a treinadora para o Clube Instrução Recreativo do Laranjeiro e por fim em 2012 passou a ser orientada pelas treinadoras Sandra Nunes e Ana Nunes, na S.F.U.A.Piedense. A nível competitivo, destacamos no corrente ano de 2014, vencedora da Taça de Portugal, Vice-Campeã Distrital de Mãos Livres e Bola, no Campeonato Nacional, alcançou 3º lugar em Mãos Livres, Campeã Distrital de Conjuntos e Campeã Nacional de Conjuntos, Um palmarés que aqui vamos partilhar.

Para dar a conhecer um pouco quem é a jovem Mónica Barata," DesportoAlmada", deslocou-se esta quarta-feira às instalações da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense, para entrevistar a jovem atleta e a primeira questão que lhe colocámos foi de saber quem é a Mónica Romão Barata, bastou três palavras para se definir-" A Mónica é uma menina - "SINCERA","RESPONSÁVEL" e "TRABALHADORA".

Como apareceu o gosto pela Ginástica?
Eu fazia ballet desde os 3 anos no colégio, quando tinha 5 anos sai do colégio e fiquei sem ballet e fiquei muito triste. Então a minha mãe tento encontrar um sítio onde eu pudesse fazer ballet perto da minha casa, como não conseguiu encontrar perguntou-me se queria experimenta a ginástica rítmica e gostei. E aqui estou eu.

O fato de os pais terem sido praticantes de desporto, teve algum a influência?
 Sim Muita, eu sempre admirei as medalhas do meu pai e da minha mãe. E eles sempre me ajudaram muito a perceber como funciona a competição e como conseguir ser melhor.

No teu curto currículo, já contas com alguns títulos. Quais aqueles que para ti foram importantes para o teu crescimento na modalidade?

O mais importante para mim foi em 2013 o título de campeã distrital e pouco tempo antes o ser incluída na equipa da SFUAP que venceu a Taça de Portugal.

Para todos esses resultados que já alcanças-te, não é alheio o trabalho desenvolvido pelas tuas treinadoras. Queres destacar o trabalho das tuas professoras?
 O trabalho das minhas treinadoras é essencial, porque sem a orientação delas nunca conseguiria ser o que sou hoje, e, provavelmente não estaria a estudar na Escola de Dança do Conservatório Nacional.

Como consegues conciliar os estudos e a Ginástica?
 Não é nada fácil, porque a minha escola é em Lisboa, tenho de acordar as 6,30 h e quando chego à ginástica já tenho mais de 2 h de trabalho físico, mas com esforço e dedicação consigo.

Quais são as disciplinas em que sentes mais á vontade?
Sinto-me mais à vontade em mãos livres.

Naturalmente que tens ambições na ginástica. Quais são elas?
A minha maior ambição é conseguir ultrapassar-me sempre a mim mesma, se conseguir títulos e medalhas fico muito feliz.

As condições para a pratica da ginástica na SFUAP, são as ideais?
Na minha opinião são.

Uma mensagem final que gostarias de deixar para as jovens da tua idade?
Que pratiquem desporto, porque quando fazemos desporto melhoramos a nossa saúde e aprendemos muitas coisas importantes que nos irão ajudar noutras situações da nossa vida.

Queres deixar algum agradecimento em especial?
 Gostaria de aproveitar para agradecer o apoio das minhas treinadoras Sandra Nunes, Ana Nunes, e da minha professora de ballet Rita Judas, elas têm-me ensinado muita coisa e sem elas nunca teria conseguido vencer na ginástica e entrar para o EDCN (Escola de Dança do Conservatório Nacional).

CURRICULUM DESPORTIVO

Ano de 2012
Rithymic Gymnastic Summer Stars
 2º lugar em maças e 3º lugar em mãos livres

Torneio da Páscoa
8º lugar na geral

Ano de 2013
Taça de Portugal
1º lugar

Rithymic Gymnastic Summer Stars
 3º lugar em mãos livres

Campeonato Distrital
Campeã Distrital de mãos livres
3º lugar em arco
Vice-campeã distrital em bola e no geral

Campeonato Nacional
Vice-Campeã Nacional de bola
 3º lugar no geral
3º lugar em mãos livres
3º lugar em arco
1º lugar Troféu Nacional de Conjuntos
Campeã Distrital de Conjuntos
Campeã Nacional de Conjuntos

Seixaliada 2013
2º lugar em mãos livres
1º lugar em bola
3º lugar na geral

Taça de Natal
1º lugar

Torneio de Inverno
3º lugar em corda

Ano de 2014
Torneio Internacional de Ginástica Rítmica de Almada  (TIGRA)
3º lugar na geral
3º lugar em arco

Taça de Portugal
Vencedora

Campeonato Distrital
Vice-Campeã Distrital de Mãos livres e bola

Campeonato Nacional
3º lugar em mãos livres

Torneio José António Marques
2º lugar em corda

Campeã Distrital de Conjuntos  e Campeã Nacional de Conjuntos

Torneio de Inverno 2014
2º lugar mãos livres

Seixaliada/2014
2º lugar em Mãos Livres e 2º lugar em Arco.

Participação no Estágio organizado pela FGP e orientado pela treinadora e  Campeã Ucraniana Alina Maksymento.

Sem comentários: