sexta-feira, 25 de julho de 2014

G.D.FABRIL DO BARREIRO CONQUISTA OURO E PRATA NOS CAMPEONATOS NACIONAIS DE VELOCIDADE DE REMO OLIMPICO

Nos dias 12 e 13 estiveram em competição as categorias de remo jovem e de veteranos. O G.D.Fabril esteve representado nesse fim de semana com 4 tripulações (2 de infantis e 2 de juvenis).

Nos infantis a dupla Diogo Baptista e Pedro Seixo teve uma prestação brilhante, conquistando medalha de ouro. No escalão sénior a medalha de prata para o FABRIL foi conquistada por Afonso Freitas e Frederico Gaspar.

Nos infantis a dupla Diogo Baptista e Pedro Seixo teve uma prestação brilhante, conquistando medalha de ouro. No escalão sénior a medalha de prata para o FABRIL foi conquistada por Afonso Freitas e Frederico Gaspar.

A pista olímpica de remo em Montemor-o-Velho, foi o palco onde ocorreram nos passados fins de semana de 12-13 e 19-20 do corrente mês de julho, os campeonatos nacionais de velocidade de remo.

Nos dias 12 e 13 estiveram em competição as categorias de remo jovem e de veteranos. O G.D.Fabril esteve representado nesse fim de semana com 4 tripulações (2 de infantis e 2 de juvenis). Nos infantis a dupla Diogo Baptista e Pedro Seixo teve uma prestação brilhante, não dando quaisquer hipóteses à concorrência e tornaram-se os novos campeões nacionais de double scull infantil masculino. Esta regata foi das mais concorridas, contou com 17 tripulações inscritas. Nas eliminatórias da manhã a dupla Fabrilista ganhou a sua manga folgadamente e conseguiu também o melhor tempo da geral. Na final o double scull do Fabril confirmou a liderança da manhã, fazendo uma regata muito consistente, deixando evidente as excelentes características para a idade dos intervenientes. Bom conjunto, bom deslize e muito crer, imprimindo um forte ritmo nos últimos 200m dos 500m do total, proporcionando um espetáculo muito agradável às dezenas de pais e amantes da modalidade, então presentes.

O pódio ficou ordenado da seguinte forma: medalha de ouro G.D.Fabril (Pedro Seixo e Diogo Baptista), medalha de prata A.A.Coimbra e medalha de bronze Associação Naval de Lisboa.
Neste escalão de infantis, participou também o remador do Fabril, Gabriel Costa. O Jovem Gabriel, sendo um estreante com apenas três meses de remo e com poucos treinos de água, cumpriu muito bem a sua regata de skiff, apesar de não se ter qualificado para as finais, remou os 500 metros com muito empenho e vivacidade, deixando boa imagem e augurando uma boa próxima época.

No domingo dia 13, foi a vez dos juvenis, desta feita o G.D.Fabril, inscreveu duas tripulações, o double scull (com João Matoso e André Correia) e o skiff (com Pedro Vaz). No caso do double scull, regata tradicionalmente muito competitiva, desta vez não fugiu à regra, com 22 tripulações inscritas. A tripulação do Fabril teve uma prestação muito combativa, tendo alcançado o 8.º melhor tempo da geral nas eliminatórias, facto que os relegou para a final B, sem possibilidades de disputar medalhas. No entanto, na final B a dupla Fabrilista com uma excelente atitude conseguiu vencer e classificar-se em 7.º da geral. No skiff juvenil, o Pedro Vaz, apresentou-se a estes campeonatos Nacionais com muita vontade mas com um grande “handicap”, assumido por todos (o Pedro não tinha o n.º mínimo de treinos para poder aspirar a um bom resultado). No entanto o skifista juvenil do Fabril assumiu a eliminatória com toda a vontade e enquanto houve folego bateu-se muito bem, acompanhando os adversários nos primeiros 500m dos 1500m totais do percurso, depois foi perdendo o contacto, ainda assim obteve o 20.º lugar num total de 30 skiffistas. Serviu de lição e de estímulo para a próxima época, onde o Pedro ainda será juvenil.

No fim de semana de 19 e 20 foi a vez dos mais velhos, juniores e seniores, escalões onde atua a elite do remo nacional. Para este embate o G.D.Fabril fez deslocar 5 atletas, dois juniores e três seniores. No escalão de juniores inscreveu uma tripulação de double scull com os remadores Ricardo Correia e Cláudio Ferreira. No escalão de seniores o Fabril foi representado pelo Filipe Gaspar em skiff peso ligeiro e pelo Afonso Freitas e Frederico Gaspar em Shell de 2 sem timoneiro, estes dois atletas desdobraram ainda para o Shell de oito a convite da Associação Naval de Lisboa.

As regatas nestes escalões foram disputadas nos dois dias, sábado dia 19, houve lugar às eliminatórias e repescagens e no domingo meias-finais e finais. A dupla júnior do Fabril, foi protagonista duma eliminatória espetacular, conseguindo a passagem à final A, após uma luta remada a remada onde levou a melhor sobre a tripulação da Associação Naval de Lisboa, resultado que teve de ser apurado por “photo-finish”. Na final de domingo a regata já não correu tão bem à dupla Ricardo e Cláudio, após uma largada forte por parte dos principais opositores, a tripulação do Fabril nunca conseguiu encontrar o ritmo certo e com o desenrolar da regata foi-se evidenciando o desgaste da equipa. Contudo a dupla terminou num honroso 6.º lugar.

No escalão sénior a primeira embarcação a entrar em ação foi o Shell de 2 sem timoneiro com o Afonso e o Frederico, regata para determinar as pistas, uma vez que estavam apenas seis tripulações a concorrer. Os atletas fizeram uma regata muito bem controlada com gestão de esforço e controlo de andamento (garantiram a 2.ª posição), deixando antever uma grande luta para a final de domingo. Logo de seguida tiveram lugar as eliminatórias de skiff, prova onde participou o Filipe Gaspar. Com 18 inscritos, esta foi uma das provas mais competitivas e causou alguma apreensão e expectativa, uma vez que os pesos ligeiros estavam a competir diretamente com os pesados, aqui só passavam os dois primeiros de cada eliminatória às meias-finais e os restantes tinham de ir a repescagens. O Filipe abordou a eliminatória de forma incrível, com um vento contra, muito forte que se fazia sentir, fator muito negativo para atletas ligeiros (como é o caso do Filipe com apenas 62 kg), que largou fortíssimo e cedo se colocou à frente terminando em 1.º lugar com folgada vantagem sobre o 2.º classificado que por acaso era um pesado, conseguindo assim a passagem direta às meias-finais de domingo. Na regata de Shell de 8, onde o Fabril também esteve envolvido, fazendo parte do misto com a Associação Naval de Lisboa, a qualificação para final A, perdeu-se por centésimas (não chegou a meia proa), para a tripulação mista do Sporting Clube de Portugal com o Sport Clube do Porto e Fluvial Vilacondense.

Restava agora aos remadores do Fabril Frederico Gaspar e Afonso Freitas dar tudo por tudo para a conquista do título de Shell de 2. A final foi composta por 6 equipas, 5 representantes do Norte e uma única do Sul (Galitos de Aveiro; PortusCalle do Porto; Real Clube Fluvial Portuense; Académica de Coimbra; C.Naval Infante D. Henrique de Gondomar e G.D.Fabril do Barreiro). Com uma largada muito forte, PortusCalle e Fabril, conseguiram destacar-se ligeiramente em relação aos demais adversários, após o 1.º quarto da prova a forte e experiente tripulação do Portuscalle ganhou um ascendente de cerca de um barco sobre o Fabril e não mais perdeu essa posição, consolidando-a mais para o final. A tripulação do Fabril fez tudo para tentar alcançar os líderes mas não foi possível.

O pódio ficou então definido com medalha de ouro para o Portuscalle, medalha de prata para o FABRIL (Afonso Freitas e Frederico Gaspar) e medalha de bronze para o R.C.Fluvial Portuense.

Esta foi uma medalha de prata com sabor a ouro, pois a equipa vencedora era constituída por dois atletas bem mais pesados e corpulentos que o nosso ligeiro Frederico e até mesmo que o nosso alto e robusto Afonso.

Com estas brilhantes prestações a secção de remo Fabril, dá por encerrada a época 2013-2014, com muito estímulo e força para enfrentar os desafios da próxima época que terá início em setembro. A secção de remo do Grupo Desportivo Fabril deixa aqui expresso um grande agradecimento a todos os que contribuíram para os sucessos, atletas, amigos, Direção e um Bem-haja muito especial para os pais e familiares mais diretos … sem o apoio e a boa vontade deles não teria sido possível.

LGaspar
In Rostos Online

Sem comentários: