domingo, 9 de fevereiro de 2014

Basquetebol - GDESSA afastada nos quartos-de-final



O desfecho do encontro entre GDESSA e Boa Viagem, referente aos quartos-de-final da Taça de Portugal, foi diferente do registado na eliminatória da Taça Federação. Desta vez a vitória sorriu à equipa açoriana, que assim se apurou para a Final Four da competição, embora tenha sofrido na parte final do encontro, muito por culpa de uma boa recuperação das escolares no último quarto. Ausências notadas de Vera Correia na ESSA e Tamara Milovac no Boa Viagem, duas atletas influentes e que podiam ter abrilhantado ainda mais esta ronda.

O primeiro período foi muito equilibrado, com várias alternâncias no marcador. Durante os primeiros 20 minutos, o Boa Viagem fez 12 turnovers contra apenas 2 da equipa da casa. Mesmo assim as açorianas foram para o intervalo a ganhar por cinco pontos, muito por mérito de Eetisha Rieddle que dominava as tabelas e fazia com que a formação açoriana tivesse mais 10 ressaltos ao intervalo do que as escolares. Ana Paula Silva ajudava, e muito, nos lançamentos de longa distância, alguns deles conseguidos bem longe da linha dos 6.75 metros. 

Péssima entrada da ESSA no início do 3º período, com três ataques consecutivos sem conseguir lançar ao cesto, como resultado de perdas de bola. O Boa Viagem aproveitava para ganhar vantagem tendo chegado aos 15 pontos de diferença no final do 3º período. A equipa do Barreiro encetou então uma recuperação no último período, com um triplo de Catarina Neves, chegou à diferença mínima a 21 segundos do fim da partida.

O técnico Marcos Couto pediu desconto de tempo e organizou a jogada ofensiva do Boa Viagem. O GDESSA esteve perto de roubar a bola, mas acabou por ter que fazer falta a 11 segundos do fim para parar o relógio. Jasmine Crew tremeu na linha de lance-livre e falhou os dois, mas Stephanie Sension perdeu o ressalto para Eetisha Riddle e a ESSA voltou a ter que fazer falta a 4 segundos do fim Ana Paula Silva selou o seu bom jogo ao não falhar os 2 lances-livres finais. O GDESSA ainda subiu no terreno rapidamente mas Catarina Neves acabou por não conseguir lançar de 3 pontos nos 4,7 segundos finais.

Destaques individuais nas vencedoras para as já referidas Eetisha Riddle com 13 pontos e uns impressionantes 20 ressaltos, e também para Ana Paula Silva com 20 pontos (5 em 12 de 3 pontos). No GDESSA esteve em destaque a inevitável Laura Ferreira com 21 pontos e 5 ressaltos. A dupla de norte-americanas composta por Stephanie Sension, perdeu completamente a luta com Eetisha Riddle, e Lydia Bauer (0/5 de 3pts) esteve muito apagada. 

Fonte: FPB

Sem comentários: