domingo, 5 de junho de 2016

Basquetebol »»» 2ª parte menos conseguida custou o titulo ao Barreirense em Sub-16

Foto: FP Basquetebol
O triunfo do CB Queluz sobre o FC Barreirense por 77-60, valeu à equipa de Sintra o titulo de campeão nacional de Sub 16 Masculinos. A equipa do Barreiro chegou ao último dia da prova invicta, mas a derrota da véspera não retirou confiança à equipa do CBQ, a quem uma vitória neste jogo bastava para festejar o titulo. Depois de uma 1ª parte com ligeiro ascendente do Barreirense, o bom desempenho da formação de Sintra durante o recomeço da etapa complementar permitiu-lhe assumir o comando do jogo, bem como construir uma almofada pontual que ainda conseguiu dilatar no derradeiro período.

A primeira equipa a ganhar vantagem na frente foi o Barreirense (13-5), ainda que na parte final do 1º período o conjunto de Queluz tenha reduzido a diferença pontual para apenas dois pontos (14-16). Volta a começar melhor a equipa do Barreiro (23-16), que a 28 segundos do intervalo vencia por oito pontos de diferença (34-26). Tempo suficiente para o CBQ voltar a reduzir a desvantagem pontual para a mesma diferença do quarto inicial (34-36).

O 2º tempo inicia-se com poucos pontos, e passados 3 minutos o marcador registava um empate a 34 pontos. Seguiu-se um parcial de 11-0, favorável ao CBQueluz (45-34), fase que acabaria por ser decisiva para o desfecho do jogo. No final do período, o conjunto de Sintra mantinha a liderança nos dois dígitos (58-45), nada que fizesse abrandar a equipa no começo do derradeiro período. O CBQ abriu o 4º período com sete pontos consecutivos (65-45), uma vantagem que se mantinha praticamente inalterável a meio do quarto (74-55). Até final, a formação de Queluz geriu sem grandes sobressaltos o jogo, nunca permitindo que o Barreirense conseguisse reentrar na discussão do jogo, muito menos aproximar-se no marcador.

A equipa do CBQ controlou melhor a posse de bola (10 vs 15 turnovers), explorou sempre que pode o contra-ataque (23 pontos), beneficiou de alguns segundos lançamentos (13 pontos), somou mais pontos no pintado (50 vs 38), e esteve melhor a lançar ao cesto (47% vs 40%). Motivos pelos quais se mostrou mais forte e conquistou o titulo.

Miguel Correia (22 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências) liderou a equipa do CBQ na marcação de pontos, Lamine Banora (17 pontos e 6 ressaltos) voltou a ter um papel importante, e Afonso Pereira (8 pontos, 7 ressaltos e 2 assistências) deu igualmente contributos importantes para o sucesso coletivo.

Na equipa do Barreirense, Diogo Peixe (18 pontos, 7 ressaltos e 2 assistências) confirmou-se como o mais regular da equipa, tendo sido bem secundado neste jogo por João Guerreiro (15 pontos, 7 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola), mas insuficiente para garantir o titulo. 

Autor: Carlos Seixas in FP Basquetebol

Sem comentários: