segunda-feira, 18 de abril de 2016

Basquetebol »»» Galitos sofreu para bater Oliveirense

No jogo que encerrou a jornada de sábado do Grupo A da LPB, foram necessários 10 minutos suplementares para se encontrar o vencedor do jogo disputado no Barreiro. Isto porque, só após dois prolongamentos a equipa do Galitos conseguiu bater a Oliveirense pela diferença mínima (83-82). A equipa visitante esteve por duas vezes muito próxima de decidir o jogo a seu favor, mas triplos importantes permitiram ao conjunto da margem sul não só salvar-se de uma situação muito complicada, como também garantir uma vitória que a mantém na discussão pelo 3º lugar. A última jornada ainda pode mexer com a classificação final do grupo. Dois cenários se colocam, sendo que o resultado entre a Oliveirense e o Benfica é igualmente importante. Num desempate a três, a Oliveirense será 3ª, seguida depois pelo Galitos e Ovarense. Em caso de vitória do SL Benfica, o vencedor do confronto entre Ovarense e Galitos será 3º classificado. Se Oliveirense e Galitos perderem, a Oliveirense é 4ª classificada e o Galitos ficará na posição que se segue.


O jogo foi sempre muito disputado, marcado sempre por curtas vantagens pontuais, onde a máxima para qualquer uma das equipas foi de sete pontos, e incerteza quanto ao vencedor. No final do tempo regulamentar, a equipa de Oliveira de Azeméis esteve numa posição muito confortável para garantir o triunfo, já que a 1.45 minutos do final vencia por sete pontos de diferença (61-54). Um triplo de Jarred Jackson, a 3 segundos do fim, levou o jogo para o 1º prolongamento.

Nos primeiros 45 minutos extra, foi a equipa do Barreiro a colocar-se mais próxima da vitória, pois a 44 segundos do final vencia por quatro pontos de diferença (74-70). Dois cestos consecutivos, o último dos quais no último segundo, de James Ellisor obrigava a mais um prolongamento. Voltaria a ser a Oliveirense a estar numa posição mais vantajosa, vencia por cinco (82-77), quando faltavam jogar 1.26 minutos. Seria novamente um lançamento de três pontos, este da autoria de Diogo Correia com 24 segundos no relógio, a dar a volta ao marcador (83-82).

O melhor controlo da posse de bola (8 vs 14 turnovers) por parte do Galitos-Barreiro, bem como o facto de ter vencido a luta das tabelas (39 vs 32), conquistou 14 ressaltos ofensivos, foi importante num jogo decidido em detalhes.

O base Jarred Jackson (27 pontos, 8 ressaltos e 3 assistências) voltou a ter um enorme protagonismo ofensivo na equipa do Barreiro, tal como os restantes estrangeiros da equipa: Darren Townes (14 pontos e 12 ressaltos) e Jordan Baker (18 pontos e 5 ressaltos).

O norte-americano James Ellisor (21 pontos e 7 ressaltos) foi o melhor marcador da Oliveirense, seguido de perto por Elvis Évora (19 pontos e 7 ressaltos). 

Ovarense termina em grande
Triunfo sobre o Galitos garantiu 3º lugar
 
O factor casa voltou a ser decisivo para que a equipa da Ovarense Dolce Vita somasse mais uma jornada dupla só com vitórias. O triunfo diante do Galitos-Barreiro (92-86) garantiu o 3º lugar do Grupo A à equipa de Ovar, que terminou de uma forma muito positiva esta 2ª fase da temporada. Com este resultado negativo, a equipa do Barreiro caiu para o 5º lugar, mas fica a boa imagem deixada mesmo privada de alguns elementos fundamentais num plantel curto mas extremamente competitivo.

Nos primeiros 18 minutos do jogo de Ovar registaram-se várias alternâncias no comando do marcador, e, o equilíbrio não podia ser maior, com um empate a 38 pontos. Acabou por ser a equipa da casa a ir para o descanso na frente do resultado (45-41), mas bastaram cinco minutos do 3º período para que a equipa da margem sul tivesse anulado a desvantagem (54-54).

A 2ª metade do 3º quarto acabou por ser decisiva para o desfecho do jogo, já que coincidiu com a melhor fase da Ovarense, que aproveitou para fugir um pouco no comando (66-57). A seis minutos do final, os comandados de Felix Garcia chegaram à vantagem máxima do encontro (85-73), e apesar da reação positiva dos forasteiros geriram sem grandes sobressaltos a diferença pontual até final do encontro.

As boas percentagens de lançamento, especialmente de dois pontos (29/36 – 81%), registadas pela Ovarense foram decisivas para mais um sucesso dos vareiros. A boa seleção de tiros (27 assistências), contribuiu para uma maior aproveitamento da equipa da casa no capitulo do lançamento. Os pontos somados de turnovers do adversário (15), bem como os conseguidos em segundos lançamentos (14), não foram suficientes para que o Galitos garantisse a vitória.

O poste Raven Barber (22 pontos e 8 ressaltos) somou mais uma bela exibição, tal como Jaime Silva, autor de 17 pontos, 4 assistências e 4 ressaltos. O norte-americano Jo Harris (19 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências) contabilizou mais uma prestação bastante completa e de qualidade.

O técnico André Martins não contou com Jordan Baker para este encontro, mas viu Jarred Jackson (20 pontos, 4 ressaltos e 3 assistências), Darren Townes (18 pontos e 3 ressaltos) e Artur Castela (11 pontos, 7 ressaltos e 3 assistências) protagonizarem prestações muito positivas.

1ª Ronda dos playoffs da LPB:
SL Benfica x Lusitânia
FC Porto x Vitória SC
Ovarense Dolve Vita x Basquete de Barcelos
UD Oliveirense x Galitos - Barreiro 

Autor: Carlos Seixas in FP de Basquetebol

Sem comentários: