segunda-feira, 8 de junho de 2015

Basquetebol »»» Benfica campeão. Supera Barreirense na final dos sub-16 masculinos

No jogo de todas as decisões, o SL Benfica foi mais forte que o Barreirense/Praianorte (69-54), e sagrou-se campeão nacional do escalão de sub-16 masculinos. Depois do equilíbrio registado nos minutos iniciais, os encarnados fugiram no marcador e não mais permitiram que a formação da margem sul aspirasse a reentrar na discussão do título. Uma fase final perfeita por parte dos jovens benfiquistas já que terminaram invictos os três dias de competição. Na luta pelo 3º lugar, o Dragon Force levou a melhor sobre o Illiabum/Civilria (58-56).

As duas equipas chegavam ao último dia só com vitórias, pelo que o vencedor sagrar-se-ia campeão nacional da categoria. Começou melhor a equipa do Barreiro, que no final 1º período comandava a marcha do marcador (9-6). Bem como aos 11-10, a que se seguiu um parcial de 10-0, que impulsionou os encarnados para a liderança no final do 1º tempo (34-19).

O tempo de descanso não fez com que o Benfica baixasse a sua intensidade, ou perdesse a sua supremacia sobre os barreirenses. Os benfiquistas abriram a etapa complementar com sete pontos sem resposta e chegaram à vantagem máxima (43-19) no encontro. O cenário começava a ficar complicado para a equipa que disputava em casa esta fase final, já que à entrada do derradeiro período estavam obrigados a ter que recuperar dezoito pontos (35-53).

Embora o Barreirense tentasse encurtar distâncias, o Benfica nunca permitiu que a diferença pontual baixasse os dois dígitos, e o melhor que a equipa da margem sul conseguiu foi chegar aos doze pontos (43-55). A equipa do Benfica venceu a luta das tabelas (50-40), bem como tirou partido dos nove triplos convertidos ao longo do encontro.

O jovem João Machado (29 pontos e 8 ressaltos) realizou uma fase final muito regular e de grande qualidade, tal como Rifen Miguel (17 pontos e 11 ressaltos). O base Rafael Santos (9 pontos, 6 assistências e 6 ressaltos) voltou a ter uma prestação bastante completa.

Na equipa do Barreiro, João Guerreiro (16 pontos, 6 ressaltos e 3 roubos de bola) teve mais uma prestação positiva, à imagem do que sucedeu com Diogo Valente (14 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências).

Dragon Force termina em 3º lugar

Depois de dois jogos em que o Illiabum ficou muito próximo da vitória, foi a equipa de Ílhavo a entrar melhor no jogo (9-2). A liderança manteve-se até aos 12-11, um comando que viria a ser recuperado mesmo no final do 1º tempo (28-27).

Mas na etapa complementar o jogo mudou de rumo, já que foram os azuis e brancos a ganharem vantagem na marcha do marcador. No inicio do 3º período os azuis e brancos chegaram à diferença máxima (46-37), mas a 2.40 minutos os ilhavenses estavam apenas quatro pontos atrás (51-55), perfeitamente na discussão do jogo. Um triplo de Bernardo Azevedo (58-51) acabou por colocar um ponto final na tentativa de recuperação do Illiabum, e garantiu a primeira vitória, bem como o 3º lugar do Dragon Force na competição.

O duplo-duplo (23 pontos e 12 ressaltos) de Henrique Barros foi determinante para o sucesso dos dragões. André Gamelas (21 pontos, 6 ressaltos e 2 assistências) foi o rosto do inconformismo da equipa ilhavense, que acaba por não conseguir qualquer vitória, numa competição em que esteve sempre próxima do sucesso.

Autor: Carlos Seixas
In FP de Basquetebol

Sem comentários: