quarta-feira, 15 de abril de 2015

Basquetebol »»» Galitos perde… mas acaba por conseguir a permanência na LPB

Triunfo suado da Oliveirense no Barreiro, pois só após prolongamento, empate a 77 pontos no final do tempo regulamentar, a formação de Oliveira de Azeméis conseguiu levar a melhor sobre o Galitos Barreiro Tley (88-86). Com esta vitória, os comandados de Hugo Matos mantiveram o 7º lugar, em igualdade pontual com o Algés, com ambas as equipas a estarem a uma vitória de distância do trio formado por Ovarense, CAB e Luistânia. A última jornada promete no que diz respeito ao emparelhamento das equipas para a 1ª ronda do playoff.

A equipa do Barreiro partia para esta jornada com o objetivo de tentar garantir a permanência, um objetivo que estaria garantido caso vencesse a Oliveirense. A derrota acabou por não ter um gosto tão amargo, isto porque a conjugação dos resultados das outras equipas envolvidas nesta luta beneficiaram o conjunto da margem sul do Tejo. Por outras palavras, as derrotas de Sampaense Basket e Illiabum colocam o Galitos na LPB na próxima temporada, visto que tem vantagem no confronto direto com ambas.

Mas a equipa do Barreiro esteve muito próxima de vencer a Oliveirense, já que nos instantes finais do tempo regulamentar os comandados de José Calabote chegaram a dispor de uma vantagem de cinco pontos (76-71). Mérito para os forasteiros que nunca deram o jogo como perdido, e tiveram arte e engenho para reduzir a diferença e levar o encontro para tempo extra.

Mas recuando no jogo, os visitados estiveram por cima durante os primeiros 20 minutos (41-33), mas um inferior desempenho defensivo durante o 3º período, permitiu que os forasteiros dessem a volta ao marcador (58-56). Nos 10 minutos finais, como já foi referido, o Galitos esteve mais perto do sucesso, mas nos 5 minutos suplementares acabaria por ser a Oliveirense a ser mais feliz.

Benjamin Gresmer, a oito segundos do final do prolongamento, colocava na frente pela diferença mínima (86-85) a equipa da casa, mas um providencial triplo, ao cair do pano, da autoria de João Abreu colocava um ponto final na incerteza e emotividade que marcou este embate.

O norte-americano Kenyon Jr (23 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências9 esteve discreto durante grande parte do jogo, mas surgiu em grande nos momentos da decisão. Mas não foi o único jogador a brilhar na equipa da Oliveirense, pois as exibições de Augusto Sobrinho (21 pontos e 5 ressaltos) e Dusan Sisic (16 pontos e 3 ressaltos) merecem igualmente referencia.

O norte-americano Brian Clarke, com 28 pontos, foi o melhor marcador do jogo, em mais uma jornada que Miguel Minhava assinou um triplo duplo (22 pontos, 13 assistências e 10 ressaltos)

Sem comentários: