segunda-feira, 13 de abril de 2015

VIII Fórum de Arbitragem Nacional realizado este sábado, em Zambujal, Sesimbra

Vítor Pereira enaltece trabalho do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal

 
VIII Fórum de Arbitragem Nacional realizado este sábado, em Zambujal, Sesimbra, organizado pelo Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Setúbal, resultou em evento de sucesso. Líderes dos conselhos de arbitragem federativo e distrital reconheceram a importância da reunião.

O balanço preliminar do Plano Nacional de Formação (PNF), do Programa Integrado Nacional de Aperfeiçoamento Técnico (PINAT) e do Plano Nacional de Recrutamento e Retenção (PNRR), bem como a reflexão generalizada sobre as propostas de alteração regulamentares para 2015/2016 foram os dois temas que marcaram o dia dedicado ao VIII Fórum de Arbitragem, que decorreu entre as 9h30 e as 18h30 horas, nas instalações do Espaço Zambujal, concelho de Sesimbra.

Na infra-estrutura colocada à disposição pela Junta de Freguesia do Castelo, parceira na organização do evento, o VIII Fórum de Arbitragem, promovido pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, e organizado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal, contou na cerimónia de abertura com as presenças do presidente da Câmara de Sesimbra, Augusto Pólvora, do presidente da Direcção da AF Setúbal, Joaquim Sousa Marques, do vice-presidente da FPF, do presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Vítor Pereira, de Rui Manhoso, bem como do representante da Junta de Freguesia do Castelo, Ricardo Dias.

Os responsáveis referidos saudaram a realização do fórum em Sesimbra e manifestaram o desejo de uma sessão de trabalho profícua em nome do crescimento e qualidade do importante sector e que reuniu 20 das 22 associações distritais filiadas na FPF.

No final dos trabalhos, Vítor Pereira não se escusou a analisar uma jornada de grande importância para a arbitragem nacional.

Eis as declarações do pelo presidente do Concelho de Arbitragem da FPF ao www.afsetubal.pt:

Um olhar sobre o VIII Fórum da Arbitragem


“Este é um tipo de fórum que permite a todos serem confrontados com as realidades locais e das suas enormes diferenças. Há conselhos de arbitragem de grande dimensão, com muitos recursos, com grandes quadros competitivos e há outros com poucos árbitros e poucos recursos. O papel do Conselho de Arbitragem da Federação é conhecer as realidades, optimizar a gestão e encontrar soluções através da partilha de boas práticas”.

“Vi este evento com muita satisfação. Em primeiro lugar, tivemos uma fortíssima adesão. A discussão foi acesa, intensa, participada e creio que todos os objectivos que levaram à criação do evento foram cumpridos”.

Elogios ao Conselho de Arbitragem da AF Setúbal

“Tivemos a oportunidade de expressar aos responsáveis do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal e ao presidente da Direcção, Sousa Marques, a nossa satisfação pela forma apaixonada e entusiástica, como os nossos colegas estão a gerir a arbitragem em Setúbal”.

“Estão a alcançar objectivos importantes, nomeadamente ao nível da diminuição das taxas de abandono. Nos últimos anos essa taxa passou de 60 por cento para 21 por cento e no último ano para 3 por cento. Isto é fruto do trabalho e empenho que os nosso colegas têm colocado na execução do Plano Nacional de Formação, que nós reconhecemos ser muito exigente, mas que é muito orientado para o aumento do recrutamento, combatendo o abandono precoce”.

“Isso está, notoriamente a acontecer em Setúbal”.

“Setúbal já ultrapassou os 200 árbitros no activo, o que já é um número importante. E ficámos a saber que já não há jogos sem árbitros. Todos os jogos de futebol 11 são realizados com um trio de arbitragem certificado e isso é o resultado do mérito dos nossos colegas de Setúbal, liderados pelo seu presidente Aníbal Guerreiro”.

AF Setúbal vai colher frutos

“Para nós é importante que o maior números de associações estejam representadas na arbitragem ao mais alto nível”.

“Todas as associações tem altos e baixos, com gerações que produzem mais e melhores árbitros e outras nem tanto. Setúbal já teve momento enormíssimos, com árbitros de grande categoria. Neste momento, só tem dois árbitros na primeira categoria, mas o trabalho está a ser desenvolvido e estamos convencidos que a breve prazo dará frutos e trará os resultados que todos esperamos, em particular os que são esperados pelos colegas de Setúbal”.

O cartão branco fair-play

“O cartão branco fair-play foi muito bem acolhido pela AF Setúbal”.

“O VIII Fórum da Arbitragem lançou o desafio para que esse cartão também seja aplicado por outras associações. Se for entendido que, para além do futebol de 7, seja aplicado no futebol de 11, mesmo no campeonato nacional de seniores, da nossa parte terá todo o apoio”.

E o cartão branco no futebol profissional? “As coisas acontecem quando menos se espera. A iniciativa está no terreno e a dar os primeiros passos. Mas via com bons olhos que o cartão branco chegasse ao futebol profissional”.

Coube ao presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal, Aníbal Guerreiro, dar o apito final. O responsável associativo reconheceu a importância dos temas em discussão num evento cuja organização teve a marca AF Setúbal.

Eis as declarações do pelo presidente do Concelho de Arbitragem da AF Setúbal ao www.afsetubal.pt:

“Foi um evento bastante positivo. Os representantes dos conselhos de arbitragem que estiveram representados saíram satisfeitos com a organização e tiveram a amabilidade de nos felicitar por isso”.

“Tivemos uma reunião na sexta-feira, à noite, com o Conselho de Arbitragem da Federação, na qual expusemos a nossa realidade, as nossas preocupações e as nossas expectativas. Sentimos que tudo o que foi falado ganhou grande receptividade”.

“Em relação ao evento de sábado, destaco que foram abordados assuntos que são muito importantes e pertinentes para a renovação da arbitragem nacional e que deste fórum vão sair medidas a aplicar já na próxima época”.

“Foi uma jornada extremamente positiva para a arbitragem”.

Foto e texto: Notícias AFS

Sem comentários: