domingo, 29 de dezembro de 2013

Basquetebol - Miguel Minhava é o português mais valioso

Terminada a parte da fase regular do campeonato da Liga Portuguesa de Basquetebol disputada no ano de 2013, e servindo-nos de fonte as estatísticas acumuladas pelos atletas que integraram o campeonato nacional, o MVP Global da prova, até ao momento, é o norte-americano da equipa do CAB Madeira Aaron Anderson, enquanto que Miguel Minhava é o jogador português mais valioso. Veja nos detalhes desta notícia quais foram os restantes atletas a integrar o 5 ideal deste primeira fase da prova.

MVP Nacional – Miguel Minhava, Galitos Barreiro Tley, 24.5 de valorização.  
Dominou claramente a posição de base durante esta primeira fase da competição. Para além da responsabilidade da condução ofensiva do conjunto da margem sul, Minhava é uma das principais referências atacantes no que toca à marcação de pontos na turma orientada por António Paulo Ferreira. A mudança para o Barreiro fez com que recuperasse a alegria de jogar, e voltou a provar que pode fazer muitas coisas durante um jogo de basquetebol. Conseguiu as médias de 17 pontos, 7.6 ressaltos, excelente para um base, 5.6 assistências e 1.8 roubos de bola. 

MVP Global – Aaron Anderson, CAB Madeira, 26.4 de valorização
Este norte-americano tem sido um dos esteios da boa campanha que a equipa da Madeira está a realizar esta temporada. Eficiente nas áreas próximas do cesto e forte, nomeadamente na tabela ofensiva, na luta do ressalto, Anderson acaba por ser uma mais-valia no jogo interior dos madeirenses. A fiabilidade com que se apresenta jogo após jogo, é uma ajuda decisiva para o técnico João Freitas combater a falta de rotatividade no banco madeirense. Finalizou o ano com as médias de 15.1 pontos, 12 ressaltos, melhor ressaltador ofensivo com 5.5 de média e 1.5 roubos de bola.

5 IDEAL

Posição 1: Miguel Minhava, Galitos Barreiro Tley, 24.5 de valorização
É o jogador português mais valioso durante o ano de 2013.

Posição 2:Jobey Thomas, Sport Lisboa Benfica, 21.8 de valorização
É o grande atirador da edição deste ano da Liga Portuguesa de Basquetebol. Depois de uma primeira passagem pelo basquetebol português em que já tinha mostrado dotes de lançador, Jobey surge no Benfica a cumprir exemplarmente a função atirador de longa distância. Do top 25 de lançadores de 3 pontos. Thomas é o que tem mais triplos lançados (60), dos quais converteu 33, para uma fantástica média de 55%. É um marcador de pontos, resolve muitos dos problemas ofensivos da equipa campeã nacional, mas consegue contribuir com mais coisas para o sucesso da equipa. Está com médias de 20.6 pontos, 3.4 ressaltos, 2.5 assistências e 2.3 roubos de bola.

Posição 3: Jovonni Shuler, Sampaense Basket, 21 de valorização
Está a ser um dos grandes responsáveis pela época muito positiva que a equipa de S. Paio de Gramaços está a realizar. Tem impressionado não só pela sua qualidade, como também pela regularidade evidenciada durante este período da prova. Já demonstrou que pode ser útil à equipa nas várias tarefas do jogo, pelo que se torna numa valia preciosa para o treinador José Caabote. Os números que tem neste momento: 17.9 pontos, 6.2 ressaltos, 1.9 assistências e 2.3 roubos de bola fazem dele um dos extremos mais completos da competição.

Posição 4: Nuno Marçal, DOSAPAC Maia Basket, 24.3 de valorização
Confirmou a aposta segura que a equipa maiata realizou há duas épocas atrás. Marçal tem sido uma mais-valia para a equipa da Maia, não só pela sua contribuição em números, mas também pela liderança e atitude que contagiou o grupo de trabalho. Agora a jogar em posições mais interiores e sem ter a velocidade de outros tempos, o ex-internacional português continua a ter argumentos suficientes para se tornar numa ameaça ofensiva. Terminou com as médias de 20 pontos, 12 ressaltos, líder dos ressaltos defensivos com 8.9 de média e 1.6 assistências.

Posição 5: Aaron Anderson, CAB Madeira, 26.4 de valorização
MVP Global até ao momento da prova.  

Fonte: FPB
  

Sem comentários: