quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Barreiro acolhe Goal Academy

Por: Luís Mira


Nasceu na cidade do Barreiro uma academia de futebol diferente das outras: a Goal Academy pretende centrar-se no aperfeiçoamento das qualidades técnicas dos atletas, as quais são muitas vezes descuradas pelas demais escolas de formação, segundo os criadores deste projeto.

‘A primeira academia do golo’ é o lema da Goal Academy, que junta avançados e guarda-redes e que pretende devolver a liberdade criativa aos jogadores portugueses.


 «A Dragon Force [n.d.r a academia do FC Porto] fez um estudo e verificou que os jogadores que mais desequilibravam durante os jogos eram os miúdos que tinham acabado de chegar à academia e que ainda traziam os vícios do futebol de rua. Os miúdos hoje estão muito presos. Vamos dar ferramentas para que o golo aconteça e para que os guarda-redes possam evitar essas situações. Vamos juntar o melhor do futebol, que é o golo», conta Nuno Neto, um dos criadores do projeto, a A BOLA.

Para trazer mais cor ao futebol nacional nada melhor do que um toque holandês: a Goal Academy tem como base os métodos desenvolvidos por Wiel Coerver, antigo treinador que conquistou a Taça UEFA com o Feyenoord em 1974.

«Nos anos 60 Coerver viu o Johan Cruyff a fazer aquelas fintas e aqueles dribles, e decidiu montar uma academia para ensinar isso aos miúdos. Os métodos dele são aplicados nos melhores clubes a nível europeu, como Manchester City, Valência, Borussia Monchengladbach, Chelsea e FC Porto», explica Nuno Neto.

O guarda-redes Matt Jones e o defesa Duarte Machado, ambos pertencentes ao Belenenses, apadrinharam a criação desta academia, salientando que esta pode dar uma resposta à escassez de avançados de qualidade no nosso país.

«A posição de avançado é muito específica, e há muita coisa para aprender, desde a colocação da bola, passando peloa finta, o movimento do corpo, entre outros aspectos. Com os guarda-redes passa-se a mesma coisa. Este projeto tem também a ver com a cidade do Barreiro. Há muitos anos que esta cidade tem jogadores de qualidade, e nas camadas jovens dos grandes clubes há jogadores daqui. Com esta academia vão aparecer mais jogadores desta zona e isso vai trazer qualidade, espero eu, à seleção e aos nossos grandes clubes», afirma Duarte Machado.

Matt Jones, por outro lado, afirmou que este é um projecto «interessante» e que vai ajudar os guarda-redes portugueses a desenvolver as suas qualidades.

«O meu empresário falou comigo sobre este projeto, que me parece interessante. Não sabia que uma academia assim existia, não há nada assim em Inglaterra. O facto de os avançados fazerem treino com os guarda-redes é muito bom, porque eles defrontam-se nos jogos. É diferente ter um treinador de guarda-redes a bater bolas contra ti ou um avançado», disse o guardião britânico.

Fonte: Jornal "A Bola"

Sem comentários: