quarta-feira, 27 de abril de 2016

Natação »»» 'Setúbal Bay' no Sado até 2020

Foto: Câmara Municipal de Setúbal
A realização em Setúbal de provas das próximas quatro edições da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas foi anunciada num congresso de técnicos de natação realizado nos dias 23 e 24 no Fórum Municipal Luísa Todi.

A decisão foi dada a conhecer na sessão de abertura da 39.ª edição do Congresso Técnico-Científico Anual da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação, evento integrado no calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, com programa a decorrer até dezembro organizado pela Câmara Municipal.
 
O trabalho entre as duas instituições [Federação Portuguesa de Natação e Câmara Municipal de Setúbal] tem sido de tal forma profícuo que mesmo antes de terminar o ciclo fechámos o contrato de extensão da organização da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas”, anunciou o presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva.

A “Setúbal Bay”, que se mantém no rio Sado entre 2017 e 2020, é uma das principais competições do calendário desportivo local e nacional e que, desde 2006, ano da realização da primeira prova na urbe sadina, tem atraído a elite mundial daquela disciplina da natação e conquistado a preferência do público.

Este ano, os nadadores de águas abertas voltam ao Sado, não para disputar a Taça do Mundo mas para almejar uma presença no verão nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil. Estamos a falar da cidade que acolhe a única organização à escala mundial de apuramento olímpico [a 11 e 12 de junho] nas águas abertas”, realçou António José Silva.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, afirmou que “a candidatura de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 foi um forte pretexto para apostar no reforço de iniciativas e dar continuidade à aposta na promoção da saúde pela prática da atividade física e desportiva”.

A autarca sublinhou que, “graças a todo um trabalho prévio desenvolvido, Setúbal está a ter muito bom desporto”, cidade que é feita “de desportistas e que se afirma como uma das mais importantes urbes de Portugal e, sem vergonha, como cidade plenamente europeia”.

A 39.ª edição do Congresso Técnico-Científico Anual da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação, uma das mais antigas e dinâmicas associações de treinadores desportivos nacionais, contou com a presença de mais de um milhar de participantes nos dois dias de atividades.
 
“Um congresso com esta dimensão, com este significado e, sobretudo, com esta história, tem um valor acrescido e é um exemplo da preocupação na formação e qualificação de técnicos”, afirmou o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino.

O encontro, dinamizado no Fórum Municipal Luísa Todi, mas também no Cinema Charlot – Auditório Municipal e na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, incluiu sessões plenárias e workshops com especialistas nacionais e internacionais nas áreas do treino, ensino, gestão, fitness e recreação ligados à natação e às diversas disciplinas.

Texto: Câmara Municipal de Setúbal

Sem comentários: