terça-feira, 26 de abril de 2016

Cidade de Setúbal beneficia campos desportivos

Foto: Câmara Municipal de Setúbal
As condições para a prática desportiva na freguesia de São Sebastião saíram reforçadas com a criação de um novo campo de jogos e a reabilitação de outros dois recintos, intervenções inauguradas na véspera da Revolução dos Cravos.
“A celebração de Abril é também criar condições para a prática desportiva, condições que garantam um desenvolvimento mais harmonioso dos nossos jovens”, realçou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, a propósito das inaugurações dos campos desportivos renovados.

No âmbito desta ação do poder local democrático foram intervencionados dois recintos já existentes na freguesia de São Sebastião, um na Praceta Abel Salazar, no Bairro Dias, agora designado de Campo do Moinho, outro na Rua Zófimo Ramos Luz, no Bairro da Tetra, agora Campo da Boneca.

As intervenções resultam de uma operação para criação de mais qualidade de vida para as populações impulsionada pela Junta de Freguesia de São Sebastião, à qual a autarquia se associou com a cedência de balizas e a instalação de relvados sintéticos, num investimento de aproximadamente 15 mil euros.

A autarca sublinhou que estas requalificações acontecem numa altura em que “Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 já está em velocidade cruzeiro”, estatuto que transforma a urbe sadina “numa grande cidade desportiva”, com múltiplos eventos e com a construção e renovação de equipamentos. 

Já a Junta de Freguesia de São Sebastião assegurou, em ambas as requalificações, a recuperação dos muretes dos campos desportivos, bem como a pintura de vedações, a colocação de portões e a preparação dos pavimentos dos recintos para receber os novos pisos sintéticos. 

O presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, adiantou que no quadro destas intervenções, impulsionadas no âmbito do projeto municipal “Ouvir a População, Construir o Futuro” e que dão resposta a necessidades identificadas pelas populações, foram feitas diversas ações na envolvência.
“Aproveitámos para executar um conjunto de operações de requalificação e embelezamento dos espaços envolventes aos recintos desportivos que se encontravam numa situação muito precária e que agora foram devolvidos ao usufruto de crianças e jovens”, destacou o autarca.

No caso da área envolvente ao Campo do Moinho, foi também intervencionado o moinho ali existente e que inspira a designação do recinto desportivo, com trabalhos de recuperação do imóvel, agora embelezado por um mural de graffiti pintado por um grupo de jovens.

Na véspera dos 42 anos do 25 de Abril foi inaugurado um outro recinto desportivo, construído de raiz, na Praceta Pêro da Covilhã, no Monte Belo Norte, área habitacional que fica dotada de um campo futebol que serve, sobretudo, as gerações mais novas.
“O que aqui vemos resulta da participação dos cidadãos, da vontade de cada uma das pessoas deste bairro têm de viver melhor e com melhores condições, num processo de persistência e de envolvimento ativo”, sublinhou Maria das Dores Meira na inauguração no novo Campo do Monte Belo.

No caso do Campo do Monte Belo, o investimento municipal ascendeu os 39 mil euros, com a autarquia a apoiar a obra com a aquisição de materiais diversos nos quais se incluem o piso sintético e as balizas, com os trabalhos preparação do terreno e alvenaria a cargo da Junta de Freguesia de São Sebastião.

Nuno Costa adiantou que o Campo do Monte Belo proporciona aos mais novos “um espaço próprio para a prática de futebol”, ao contrário do que acontecia anteriormente, em que crianças e jovens “jogavam à bola no espaço público, sem condições de conforto nem de segurança”.
O Campo do Monte Belo está ligado à Praceta Pêro da Covilhã através de um passeio construído no âmbito da intervenção, que prossegue, numa segunda fase, a dinamizar em breve, com “a requalificação da área envolvente”, nomeadamente a “criação de áreas ajardinadas”, indicou o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião.

Texto: Câmara Municipal de Setúbal

Sem comentários: