terça-feira, 1 de março de 2016

Terras do Risco receberam primeiro passeio de BTT

Foto: Câmara Municipal de Sesimbra
A Serra do Risco, o ponto mais alto da costa continental portuguesa, com 380 metros de altura, e a escarpa litoral calcária mais elevada da Europa, foi o cenário escolhido para acolher o primeiro circuito de BTT pelo Património de 2016, que contou com perto de três dezenas de participantes.

O passeio começou na Moagem de Sampaio, núcleo museológico dedicado à zona rural do concelho, e seguiu em direção à Serra.

A Roça do Casal do Meio, o maior povoado da idade do Bronze conhecido na Europa, com cerca de cem hectares, e as Marmitas de Gigante, enormes crateras que a força das águas talhou junto à Ribeira do Risco, e que são uma das principais curiosidades geológicas da zona da Arrábida, foram os pontos de interesse deste circuito Pelas Terras do Risco.

A iniciativa BTT pelo Património, que a Câmara Municipal realiza desde 2006, é acompanhada por técnicos da área do património e do desporto, que fazem um enquadramento de cada local e da sua história, ao mesmo tempo que reforçam a importância da prática de exercício físico.

Em março, os circuitos de BTT pelo Património dão a conhecer a Rota dos Almocreves, o trajeto que os antigos vendedores ambulantes utilizavam para transportar as mercadorias entre Sesimbra e os concelhos vizinhos.

O passeio tem início na Moagem de Sampaio, depois segue em direção à localidade da Maçã e prossegue pela Estrada dos Almocreves, que em tempos foi uma das principais vias de acesso a Sesimbra, até à Várzea da Quinta do Conde, uma área rica em valores naturais. No local, existiu também um convento e um fontanário de apoio aos círios, cujas ruínas foram demolidas em 2007.

A atividade implica uma inscrição prévia e o pagamento de 3 euros de seguro. Caso o participante possua seguro próprio não necessita de efetuar o pagamento. No entanto, deve dar esta informação no ato da inscrição. O passeio só se realiza com um mínimo de 10 inscritos até dois dias antes da data do percurso.

Próximos passeios …
13 MAR | dom | das 9 às 13h

Rota dos Almocreves
Várzea da Quinta do Conde
Ponto de encontro: Moagem de Sampaio
10 ABR | dom | das 9 às 13h

Do Castelo à Ribeira
Lapa do Cavalo, Fortaleza de Sesimbra/Museu do Mar e Capela do Espírito Santo dos Mareantes
Ponto de encontro: Castelo de Sesimbra
8 MAI | dom | das 9 às 13h

Rota dos Dinossauros
Pedreira do Avelino e Pedra da Mua
Ponto de encontro: Grupo Desportivo União da Azoia
25 MAI | dom | das 9 às 13h

Rota dos Círios
Farol e Santuário do Cabo Espichel
Ponto de encontro: Grupo Desportivo União da Azoia
12 JUN | dom | das 9 às 13h

Piscinas Naturais
Lapa do Fumo, Forte de São Pedro da Foz e piscinas naturais
Ponto de encontro: Grupo Desportivo União da Azoia
Grau de dificuldade: médio
Informações e inscrições: 93 998 24 85 / sergio.jorge@cm-sesimbra.pt

Texto: Câmara Municipal de Sesimbra

Sem comentários: