sábado, 13 de fevereiro de 2016

Basquetebol »»» GDESSA vence com naturalidade e está na Final

Foto: FP Futebol
GDESSA Barreiro e CAB Madeira irão encontrar-se amanhã na final da Taça Federação, depois de terem vencido com justiça nas meias-finais, frente a Quinta dos Lombos e Boa Viagem, respetivamente.

Bom espetáculo aquele que GDESSA Barreiro e Quinta dos Lombos protagonizaram no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho. Desde início que se pôde assistir a uma partida animada e bem disputada, sendo que o primeiro período foi pautado por muito equilíbrio, com várias alternâncias no marcador, até que o GDESSA descolou na parte final, graças a dois triplos consecutivos.

O conjunto da Margem Sul do Tejo iniciou o segundo quarto tal como havia terminado o primeiro, com a mão quente da linha de três pontos, aumentando assim a vantagem. O jogo continuava a decorrer a um ritmo muito elevado, com boa eficácia no lançamento, sobressaindo os muitos pontos vindos do banco do GDESSA, que se foi mantendo relativamente confortável até ao intervalo.

O terceiro período continuou um pouco na mesma toada, com o Lombos a não se aproximar no marcador, até que no derradeiro quarto, a turma da Linha ressurgiu em grande, vivendo a sua melhor fase e acabando por quase se encostar no resultado. Porém, nessa altura viria a tocar o alarme no seio do GDESSA, que voltou a ficar por cima dos acontecimentos, cumprindo uma reta final de excelente nível, consumando um resultado de 76-70, justo para aquilo que se passou em campo.

Em termos individuais, destaque para mais uma excelente prestação de Márcia Costa, pelo GDESSA, precisamente frente à anterior equipa. A atleta terminou o com 25 pontos apontados, sendo secundada por Kamilah Jackson, que efetuou 16 pontos e 11 ressaltos e por Ladondra Johnson (13 pontos e 8 ressaltos). Por seu turno, do lado do Lombos, de registar os 18 pontos conquistados por Marcy Gonçalves e os 14 obtidos por Alexandria Harden, além dos 9 ressaltos ganhos por Sónia Reis.

CAB passeia até à final
Confirmando o seu favoritismo, a equipa do CAB Madeira não deu chances ao Boa Viagem, triunfando sobre o conjunto açoriano por concludente 83-46. O primeiro período começou aparentemente equilibrado, até ao resultado de 5-5, mas a partir daí as madeirenses tomaram por completo conta da partida.

Graças a um nítido entrosamento e a uma grande rapidez nas suas ações, o CAB foi dilatando a vantagem no marcador, sendo que ao intervalo já vencia por 41-33. Mas o pior estaria para vir em relação ao Boa Viagem, já que na etapa complementar as açorianas apontaram apenas 13 pontos, contra os 42 das adversárias, cavando então um enorme fosso, que se traduziu no resultado final.

Em termos estatísticos, são vários os pontos que ajudam a explicar este desnível, mas existem dois que se destacam: no capítulo da eficácia dos lançamentos de 2 pontos, o CAB terminou com 73% (32/44), enquanto nos ressaltos a turma madeirense conquistou 40, contra os 17 do rival insular.

No que concerne a registos individuais, Cherin Miller salientou-se pelo CAB (17 pontos e 9 ressaltos), sendo acompanhada por Aleighsa Welch (15 pontos e 6 ressaltos), além das também muito positivas prestações de Rosinha Rosário e Ijeoma Ofomata. Em relação ao Boa Viagem, Miriam Kenzie voltou a ser o melhor elemento (17 pontos e 4 ressaltos), ao passo que Merissa Quick contabilizou 10 pontos e 6 ressaltos. 

Autor: João Rodrigues in FP Basquetebol


1/2 Final
13/02/2016
15.30
Quinta dos Lombos
70-76
GDESSA - Barreiro
P Mun Luís Carvalho
13/02/2016
17.45
Boa Viagem-Angra-Açore
46-83
CAB Madeira
P Mun Luís Carvalho

Final
14/02/2016
11.00
GDESSA - Barreiro
-
CAB Madeira
P Mun Luís Carvalho
 

Sem comentários: