segunda-feira, 9 de março de 2015

Rugby »»» VILA DA MOITA VENCE CALDAS E ENTRA NO GRUPO DO PLAY-OFF

O Vila da Moita deu um passo que deve ser decisivo no caminho do play-off ao derrotar o Caldas por 20-15, enquanto o Vitória venceu o São Miguel por 34-17 e um ponto de bónus, e deu a machadada final nas esperanças do Loulé - que teoricamente ainda podiam escapar à lanterna vermelha - que foi derrotado pelo Benfica por 34-11.

RUGBY VILA DA MOITA 20-15* CALDAS RC (2-2)
Tempo primaveril na Moita, publico e pitch em bom estado - a rega antes da partida ajudou - emolduraram um jogo muito disputado.
Vitória da Moita, a premiar uma equipa com atitude e que no primeiro ano na 1ª Divisão tem demonstrado que veio para ficar e com a qual se tem que contar no futuro para outros voos.


O jogo podia ter resultado para qualquer das equipas.

O Caldas, apesar das limitações que se mantém - as lesões num plantel muito curto não são recuperadas completamente - jogou para vencer e fica a dever a erros próprios, de alguns dos seus atletas mais jovens, primeiro ano nestas andanças, a possibilidade de ter saído deste difícil Campo do Gaio com um resultado positivo.

Início de jogo excitante. 

Os Pelicanos, a jogar contra o vento na 1ª parte, iniciaram a marcação com um bom ensaio do seu ponta após pontapé a seguir do médio de abertura, logo aos 2 minutos.

Respondeu o Moita e, logo no recomeço, produziu uma boa sequência dos seus avançados, bem comandados pelo experiente nº 8, e aproveitando uma falha no três de trás do Caldas, conseguiu o seu primeiro toque de meta, entre os postes, bem transformado. 7-5 aos 5 minutos.

Até aos 20 minutos o jogo foi Pelicano, fruto de um bom jogo dos seus avançados, superiores nas melées e nos alinhamentos. 

O jogo desenrolou-se nos 22 m da Moita sem contudo o Caldas traduzir essa superioridade em pontos.
Aproveitou o Moita um erro de manuseamento e após contra-ataque, parado em falta, transformar a penalidade resultante, através de pontapé de boa execução: 10 - 5.

Reagiram os Caldenses, e logo na bola de saída beneficiaram de uma penalidade, contudo não transformada.

Na sequência assistiu-se a uma segunda metade da 1ª parte de total domínio Caldense que por três vezes estiveram em condições de concretizar toques de meta, desperdiçados por erros técnicos no último lance. 

De referir em particular o ensaio, bem anulado pela arbitragem, por erro do nº 8 Pelicano ao sair da mêlée para efectuar o toque de meta. 

Os jovens necessitam, também, de treinar o conhecimento das regras. 

Este domínio resultou, também e em parte, da perturbação que duas substituições forçadas, por lesão, causaram no jogo da equipa da casa.

E quem não marca, sofre. 

Aos 40 minutos, o Moita aproveitou mais um contra-ataque parado por falta e transformou a respectiva penalidade, novamente com um pontapé bem executado. 13 - 5 ao intervalo para a Moita, resultado algo injusto, mas o Rugby é também eficácia.

A 2ª parte foi deferente. 

O Caldas, que entretanto tinha perdido o seu abertura por lesão, baixou animicamente, mas sobretudo fisicamente. 

E se a primeira parte se disputou nos 22 m da equipa da casa a 2ª parte disputou-se nos mesmos 22 m, mas agora dos Pelicanos.

Ainda, assim o marcador registou um resultado favorável aos visitantes.

Aos 12 m e aproveitando uma interceção nos seus 5 m o centro Caldense correu costa a costa e marcou entre os postes, ensaio transformado e 13-12 no marcador.

Respondeu a Moita e aos 16 m, aproveitando novo erro defensivo Pelicano repôs a diferença no marcador 20-12. 

Na sequência o Caldas viu o 2ª linha bem penalizado com amarelo. o que colocou dificuldades acrescidas a um XV já com sub-rendimento físico.

Nos últimos 20 minutos o jogo caiu muito de qualidade, controlando o Moita a sua vantagem, colocando o jogo no meio campo Pelicano

Nesta fase um novo ensaio esteve várias vezes à vista, mas ou por erros de manuseamento ou por decisões mal tomadas ou por defesa corajosa, o resultado não sofreu alteração.

O espirito de luta dos Caldenses permitiram ainda que através da transformação de uma penalidade em cima dos 40 minutos o resultado terminasse mais equilibrado, 20-15, o que premeia a prestação da equipa visitante.

Parabéns ao Rugby Vila da Moita, que com o resultado entra no play-off, e uma palavra de alento ao CRC cujos jogadores deixaram a pele em campo.

VITÓRIA RUGBY *34-17 CR SÃO MIGUEL (5-2)
Uma extraordinária tarde primaveril, com um pouco de calor, aguardava sadinos e buldogues pela disputa do provável oitavo classificado desta época e foram os homens da casa que mais fizeram por merecê-lo. 

Entrou forte o Vitória marcando logo aos 2 minutos numa atitude de força e querer. 

O São Miguel não se intimidou e respondeu 5 minutos depois com um ensaio convertido a premiar uma boa iniciativa colectiva da sua equipa, passando deste modo para a frente do marcador. 

No entanto eram os da casa que maior domínio iam exercendo tanto nas fases estáticas, quase sempre superiores, como no desenvolvimento do jogo ao largo onde foram mais ousados e perigosos. 

Foi pois com relativa naturalidade que o Vitória marcou novo ensaio convertido depois de grande insistência e réplica aguerrida da defesa miguelista junto à sua área de validação. 

O São Miguel respondeu e tentou levar o jogo para os 22 adversários mas a agressiva defesa sadina ia dando para as encomendas e aos 27 minutos numa nova boa iniciativa colectiva voltaria a marcar colocando o resultado ao intervalo em 19-7.

Na 2ª parte os visitantes entraram dispostos a lutar pelo resultado e logo aos 5 minutos reduziam através de uma penalidade sobre os 22 metros. 

Pouco depois o Vitória reporia a vantagem ao converter também ele uma penalidade. 

O jogo manteve-se intenso com ambas as equipas a tentarem jogar um rugby dinâmico e aberto e aos 26 minutos o São Miguel marcaria novo ensaio numa boa saída do seu nº8 a partir de uma formação ordenada reduzindo a diferença para 5 pontos (22-17).

Sentia-se que havia jogo mas na realidade os homens da casa continuavam a ser mais agressivos sobre a bola e a ter ligeiro ascendente sobre os lisboetas e marcariam mais dois ensaios aos 37 e 39 minutos em bons movimentos ofensivos aproveitando algum desnorte que se apoderou dos buldogues

Resultado final 34-17 com o Vitória um vencedor justo que fez da sua agressividade a principal valia para derrotar este difícil adversário e ultrapassá-lo na classificação geral.

Sem comentários: