segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

RUGBY »»» VILA DA MOITA EM GRANDE VENCE SPORTING E VOLTA AO GRUPO DOS SEIS

A grande vitória do Vila da Moita sobre o Sporting coloca de novo a equipa ribatejana no grupo do play-off é claramente o destaque do fim de semana.

SPORTING RUGBY 13-37 RUGBY VILA DA MOITA (1-5)

 

Estadio Universitario, Lisboa, domingo, 15 h


Com o inicio do novo ano e sob um sol brilhante começou a 2ª volta do CN 1ª Divisão, com um excelente jogo de rugby no relvado 2 do EUL.

Foi de facto um jogo musculado, leal e disputado a um ritmo altíssimo, com um equilíbrio enorme na 1ª parte, onde o SCP conseguiu alguma vantagem territorial ao longo dos 40m iniciais, mas sem conseguir traduzir esse domínio territorial em pontos.

O que se passou foi a abertura do resultado pelo Flávio do RVM, concluindo uma excelente abertura ao pé do abertura Pedro Silva, para a sua ponta esquerda, e abrindo uma auto estrada para um ensaio muito bonito.

Reagiu o SCP com uma penalidade transformada que colocou o resultado em 3-5.

Quase de imediato volta o RVM a repor a diferença através de uma penalidade transformada.

Num jogo com algumas penalidades assinaladas pelo arbitro António Moita, que teve sempre o jogo seguro e bem controlado, volta o SCP a colocar-se de novo a 2 pontos do RVM.

Intervalo chega com uns equilibrados e justos 6-8.

O melhor estava para vir na 2ª parte para gáudio dos muitos apoiantes do Sporting que deram o habitual brilho com as suas bandeiras e faixas, e das dezenas de apoiantes que vieram da Moita que nunca regatearam apoio á sua equipa.
E foi uma 2ª parte aberta com os atletas a darem tudo pelo resultado.
O SCP abrindo bem as bolas para os 3/4, quase sempre neutralizados pelas intrataveis linhas atrasadas ribatejanas, e o RVM a lançar ataques cada vez mais letais sobre o desamparado nº15 verde e branco.

Mas foi com um soberbo ataque desde a sua linha de 10m do regressado capitão moitense que o jogo deu a volta.

Vale a pena falar deste ensaio, o Natas recolhe a bola num ruck junto á sua linha de 10m e ao longo de 60m vai atacando os seus adversários que um a um ficam pelo caminho. Uma cavalgada onde deixou no chão seis adversários que foram incapazes de o parar.

Não mais o SCP se encontrou, e entre bonitos ataques dos 3/4 da Moita e bons lances dos avançados verdes lá se foi avolumando o resultado para os lados dos homens da outra margem.

Nota ainda para uma placagem do outro mundo que o 2º centro verde e branco realizou mesmo em cima da linha fatal, recuperando cerca de 10m a um atleta da Moita que corria isolado para mais um ensaio. Uma placagem por trás que levantou aplausos de ambas as claques, e deve ter sido gravado pelo "drone" que vadiou sobre o campo durante todo o jogo.

Nesta 2ª parte o Sporting marcou e transformou um ensaio, perante quatro ensaios, três transformações e uma penalidade para os Moitenses.

RC LOUSÃ *109-0 VITÓRIA RUGBY (17-0)* 

Estádio José Redondo, Lousã, sábado, 14 h

Foi um jogo de sentido único - como é usual dizer-se nestas ocasiões - cuja principal diferença para jogos anteriores, foi a dos beirões terem utilizado muito mais o jogo pelas linhas atrasadas, conseguindo assim, com esse jogo mais vistoso e bem adaptado ao diferencial entre os dois contendores, galvanizar várias vezes o público presente.

Por outro lado os sadinos, salvo numa ou noutra ocasião, evitaram sempre recorrer ao anti-jogo, pelo que o tempo de jogo jogado foi bastante elevado. De resto até ao último minuto os visitantes actuaram como se estivessem a começar o encontro, merecendo por inteiro as muitas palmas que receberam no final.
* José Redondo

Resultados e classificação
Foto e texto: Mão de Mestre
Foto de capa: Filipe Monte

Sem comentários: