terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Torneio de Futebol Veterano em homenagem a Albano Narciso Pereira

No dia 20 de dezembro, no Campo Vale da Abelha, em Aldeia de Paio Pires, realiza-se o Torneio de Futebol Veterano Em Lembrança de Um Ídolo, cujo objetivo é homenagear Albano Narciso Pereira, uma das maiores figuras do futebol do concelho e do país, que fez parte dos célebres «cinco violinos» do Sporting Clube de Portugal.


Participam as equipas do Sporting Clube de Portugal, AD Luís Boa Morte, Paio Pires Futebol Clube e Directivo Ultras XXI. Os jogos têm início às 9 horas e decorrem durante toda a manhã. Um dos jogos será iniciado simbolicamente por um bisneto de Albano.

O torneio é organizado pela Associação Desportiva Luís Boa Morte, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal e da União de Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires.

O torneio abraça também a campanha Rumo ao Bilateral, que visa a angariação de fundos para a Alice ouvir o mundo através da colocação de dois implantes cocleares.

Albano Narciso Pereira
Albano nasceu no Seixal. Começou a jogar futebol no Seixal Futebol Clube, depois foi para os juniores do Barreirense e voltou ao Seixal já como sénior. Fez parte dos «cinco violinos» do Sporting CP. Foi internacional 13 vezes, estreando-se em 1947 contra a Suíça, no Jamor, no célebre jogo que ficou empatado a dois, sobre o qual disse: «Choveu tanto naquele Portugal - Suíça que eu encolhi mais dois centímetros», revelando o seu sentido de humor.

A 29 de julho de 1957, teve a sua festa de homenagem e despedida do Sporting, depois de uma época em que fez apenas seis jogos, afirmando humildemente que continuaria a jogar na reserva ou onde fosse necessário, até o Sporting o mandar embora.


Sem comentários: