quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

JUDO »»» KAGAMI-BIRAKI (FESTA DE NATAL) DO CCD PRAGAL/ALMADA

Realizou-se na terça-feira 11 de dezembro o tradicional Kagami-Biraki do CCD Pragal/Almada nas atuais instalações, na presença de mais de noventa judocas de todas as idades federados no clube e varias dezenas de familiares e amigos.

Kagami Biraki uma cerimónia tradicional japonesa. A tradução literal é abertura do espelho ou também corte um mochi. Tradicionalmente é comemorado (números ímpares são tidos como números de sorte pelos japoneses) mas fora do Japão, é comemorado em datas próximas a esta. É o primeiro evento importante após dia de ano novo. Durante a cerimónia ingere-se okagami moshi ou abre-se um barril de saquê.

De acordo com as nossas realidades, hábitos e costumes, este é para nós um momento de reunião da “família judoca do CCDPragal” de todas as idades. Pratica-se Judo, fazem-se demonstrações e distinguem-se através de singela cerimónia, os judocas mais destacados ao longo do ano de 2014, servindo de exemplo e de referência para todos os nossos praticantes mais jovens.

Entre os vários momentos importantes e interessantes, destaque para a realização de uns combates em pé “randori” entre os mais velhos e os mais novos, tendo depois sido convidados os Pais e Mães presentes a descalçarem-se para praticarem com os filhos.

Foram destacados os seguintes judocas competidores:
- Ricardo Fernandes, Neridson Quaresma, Andrey Kolesnikov, João Alves, Henrique Ferreira, Diogo Pedrosa, Catarina Clérigo, Cristiana Fonseca, Alexandra Doros, Magda Silva, Carolina Trindade, Melissa Colaço, Elisabete Kolesnikov, Teresa Trindade, António Rodrigues, Manuel Rodrigues, Alison Quaresma e Simão Batista.

Foram aplaudidos e homenageados os judocas do CCD Pragal que se notabilizaram nas varias áreas ligadas à modalidade :

Inês Silva, Magda Silva, Marco Morais, Renato Morais, Hugo Gonçalves, António Santos, João Guerra, Pedro Godinho, Fernando Quintino, Sara Marinho, António Ribeiro, Rui Godinho, Isabel Trindade e Manuela Trindade.

A titulo excecional, estando a comemorar os 25 anos de existência, foram promovidos á graduação seguinte, até á graduação máxima de 1ºKyu cinto castanho, todos os judocas com graduações inferiores. Foi divulgado publicamente a passagem a cinto negro 1ºDan de Nuno Alves, tendo realizado exame com aproveitamento perante a comissão associativa de graduações.

Foi sorteado um cabaz de Natal com produtos oferecidos por judocas familiares e amigos, cuja verba adquirida reverteu a favor do clube.

Após a foto de família, por fim houve um de convívio entre todos os presentes, tendo cada um levado alimentos e bebidas para juntar e confraternizar.

Foi ainda anunciado que o ano de 2015 será repleto de atividade e procura de bons resultados desportivos, administrativos e de infraestruturas.

Fonte- CCD Pragal judoclube

Link para fotos:

Foto e Texto:  Desporto Almada

Sem comentários: