sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Atletismo »»» A 17ª corrida S. Silvestredo Sado atrai atletas nacionais

A 17.ª Corrida de São Silvestre do Sado, prova noturna a realizar no dia 20, uma referência no panorama desportivo do distrito, conta com a participação de perto de 400 atletas, incluindo nomes do atletismo nacional.


“A participação de atletas nacionais fazem com que esta corrida tenha um brilho especial”, sublinhou o presidente da União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, Mário Pinela, no dia 10, em conferência de imprensa na Herdade da Mourisca, de antevisão da Corrida de São Silvestre do Sado ESCE/IPS, com partida às 20h00.

Entre as presenças garantidas, Rúben Pessoa, do Sport Lisboa e Benfica, vencedor da edição anterior, o setubalense José da Luz, que mais vezes venceu a prova, Hermano Ferreira, do Sporting Clube de Portugal, “um dos melhores atletas nacionais da atualidade”, reforçou Mário Pinela, e Isabel Maldonado, do GDR Quinta da Lomba, que saudou a iniciativa. “É uma corrida excelente para a promoção de hábitos de desporto e de vida saudável.”

O dirigente desportivo adiantou que já estão inscritos 346 participantes para uma competição que promete novidades como “uma aula aberta de zumba, uma hora antes do tiro de partida” e “uma caminhada que parte em conjunto com a corrida”.

A Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, parceira do evento, estende a participação no evento com a presença da sua tuna académica, outra novidade da competição. A diretora da escola, Boguslawa Sardinha, referiu que a parceria surge no âmbito das comemorações dos 20 anos do estabelecimento de ensino e pelo facto de este “partilhar o mesmo espaço da corrida”.

A prova, aberta a todos os atletas, federados e não federados, a título individual ou em representação de coletividades, organizações populares, grupos desportivos, empresas, escolas e outros organismos, tem um percurso de nove quilómetros que inclui Praias do Sado, Santo Ovídio e Faralhão, com partida e chegada na sede da União Praiense.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, destacou a importância deste evento, que conta com o apoio da Autarquia, na “promoção da atividade desportiva no concelho”.

A autarca realçou a importância do movimento associativo na iniciativa. “É um excelente exemplo do que pode ser a concretização de ações importantes para toda a comunidade, com o envolvimento ativo de outras instituições.”

Foto e texto:  Câmara Municipal de Setúbal
Referiu ainda que a corrida, organizada pela União Praiense, em parceria com a Junta Freguesia do Sado e a Escola de Ciências Empresariais de Setúbal, “já conquistou um espaço especial” ao atrair “a presença de destacados atletas”, o que se traduz numa “noite de convívio” e numa “boa oportunidade de trazer a comunidade à rua”.

Também o presidente da Junta de Freguesia do Sado, Manuel Véstias, reforçou a importância da Corrida de São Silvestre do Sado. “É uma forma de convívio e de incentivo à prática desportiva e à visitação da freguesia.”

O presidente da Associação Atletismo de Setúbal, Manuel Aguiar, garantiu que “estão reunidas todas as condições para que seja um excelente evento”.

As inscrições podem ser feitas até dia 19 através da página www.saosilvestresado.esce.ips.pt. Até dia 7, o valor de inscrição é de 7,5 euros. Entre os dias 8 e 19, há lugar ao pagamento de 12,5 euros.

Para mais informações, os interessados devem utilizar o endereço de correio eletrónico saosilvestredosado@gmail.com, contactar o telefone 915 698 544 ou dirigir-se à sede da União Praiense.

Foto e texto: CM de Setúbal

Sem comentários: