segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Festa do desporto 2014 »»» Atletas e equipas do Barreiro distinguidos com medalhas de bons e dedicação

Mais de 100 Medalhas de Bons Serviços e Dedicação na Área do Desporto foram entregues, na Festa do Desporto 2014, a atletas ou equipas do Concelho, que, em variadas modalidades, na época desportiva anterior, tenham integrado seleções nacionais, sido classificados até ao terceiro lugar em encontros nacionais ou internacionais ou representado Portugal em Jogos Olímpicos. Na iniciativa, que decorreu, no passado dia 15 de novembro, foi homenageado, a título póstumo, Augusto Pereira Valegas, um dos mentores dos Jogos Juvenis do Barreiro, que, este ano, comemoram 50 anos.



Recorde-se que a Atribuição de Medalha de Honra, a título póstumo, a Augusto Pereira Valegas – uma “homenagem, reconhecimento e agradecimento público” – foi aprovada na Reunião Ordinária Privada de Câmara de 5 de novembro último.

No início da Festa do Desporto, Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, referiu que o Barreiro “é uma cidade de envolvimento, participação, associativismo, desporto. Somos uma cidade que forma campeões e, acima de tudo, seres humanos”. Salientou que, para a formação de seres humanos “o mais completos possível”, a atividade desportiva é essencial. Aos atletas homenageados e às equipas que com eles trabalharam, o Autarca deu os parabéns e agradeceu o trabalho desenvolvido.

Carlos Humberto de Carvalho recordou ainda Augusto Pereira Valegas como “um homem maior do desporto do Barreiro” e salientou a importância dos Jogos Juvenis do Barreiro “para o desenvolvimento e formação humana”, recordando nomeadamente a sua experiência pessoal como participante na iniciativa.

“Augusto Valegas jamais será esquecido pela população do Barreiro por aquilo que deu para o desporto e para a história do Concelho”.

A Medalha de Honra foi entregue a Amália Valegas, filha de Augusto Pereira Valegas, que agradeceu em nome da família esta homenagem da Cidade “à qual o meu pai sempre dedicou a sua energia e tempo”. Salientou que é importante relembrar todos os que contribuíram para que os Jogos Juvenis do Barreiro tivessem acontecido, “mas também é necessário falar no futuro”, referindo-se nomeadamente à defesa de um ensino público de qualidade e ao incentivo à realização de iniciativas semelhantes aos Jogos Juvenis.

Durante a entrega das Medalhas de Bons Serviços e Dedicação, a Festa do Desporto contou com as atuações de “Dance Coolture”, “Russkii Klub”, “Companhia XPTO”, Barreiro Ginásio Clube, “Pêndulo Project” – Dança Aérea e “Companhia Estrofe em Sonetos” (ballet).

Além do Executivo Municipal e o Presidente da Assembleia Municipal, marcaram presença na Festa do Desporto diversas entidades, tais como eleitos da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca e da União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, representantes da Confederação Portuguesa das Coletividades, do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, da Associação de Mulheres com Patologia Mamária, entre outras.

A Festa do Desporto 2014 foi organizada pela CMB, em parceria com o Movimento Associativo Desportivo do Concelho.


Veja AQUI o FILME sobre Augusto Pereira Valegas »

LEIA aqui o TEXTO »

Veja AQUI a LISTAGEM dos ATLETAS HOMENAGEADOS »




Sem comentários: