quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Setúbal - JOMARA TEAM realiza 1º Maratona de BTT

Prova tem particularidade de promover riqueza na natural, cultural e gastronómica da Região

Tendo como panos de fundo a Serra da Arrábida e o Estuário do Sado, a Probike JOMARA TEAM - Associação de BTT/Ciclismo sem fins lucrativos -, vai realizar, já no próximo Domingo - dia 7 de Setembro - a 1º Maratona de BTT em Setúbal, com inicio na Av. Infante D. Henrique, e chegada à Escola Secundária Luisa Todi.

A Maratona também vai contar para o regional da Associação de Ciclismo de Setúbal e tem o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de S. Sebastião.

As razões que levaram a Probike JOMARA TEAM a realizar esta primeira Maratona de BTT foram, por um lado as potencialidades da região de Setúbal para a prática deste desporto, bem como a existência de muitos praticantes. Por outro lado, e apesar da existência destas condições, não existirem provas de BTT em Setúbal que constem nos calendários oficiais.

A ideia inicial era também a de homenagear José Oliveira – que ficou conhecido em Setúbal pela sua paixão pelo ciclismo – através da realização de uma prova em circuito fechado (XCO), recriando o circuito no qual ele treinava. A foto do homenageado constará dos dorsais desta prova que assume agora a forma de Maratona (XCM).

Ligar a prova à Região e Setúbal

Para além de inserir Setúbal nos circuitos oficiais do BTT Regional e Nacional, a Probike JOMARA TEAM, quis que esta prova tivesse uma forte ligação a Setúbal «divulgando toda a sua beleza paisagística, a riqueza gastronómica, vitivinícola, cultural entre outros».

Assim, a organização criou toda uma envolvência que vai desde a recriação de várias figuras (“personagens”) características da cidade - através de figurantes trajados a rigor – presentes nos postos de abastecimento, passando pelo almoço com pratos típicos - choco frito e sardinhas -, a animação musical, bem como as ofertas aos participantes - vinho, queijos e doçaria regional.

Percursos com diferentes dificuldades

Apesar da Competição contar para o campeonato regional da Associação de Ciclismo de Setúbal nos escalões de Elites e Juniores, terá também uma vertente de passeio de BTT, nas distâncias de 55 e 20 quilómetros, respetivamente. Em ambos os casos os participantes não ficarão certamente indiferentes à beleza e aos sabores da região sadina.

Rui Nobre
In Rostos Online

Sem comentários: