domingo, 24 de agosto de 2014

IDEOLOGIA E ORGANIZAÇÃO NO FUTEBOL FORMAÇÃO

Publicamos aqui o artigo da cronologia de João Ruas, baseado no artigo original, de Nelson Oliveira, “Escola de Formação do Ajax” publicado no Blogue “O Mundo do Futebol”.
 _________________________________________________
O Clube deve estabelecer uma ideologia e uma visão chave que marca toda a organização e toda a estrutura montada em torno da formação.

Ideologia: Jogar futebol organizado e coletivo, atrativo e de ataque para ganhar sempre.

Visão/Objetivo: Propiciar condições ótimas de aprendizagem aos atletas para estes, mais tarde, atingirem os objetivos Nacionais e Internacionais do Clube, na alta competição.

Guiando-se por esta ideologia e este objetivo, o Ajax criou um sistema de organização interno.

Assim num lugar de chefia temos o Diretor Geral, que assumo o controle e a chefia de tudo o que se passa em termos de formação no clube. Abaixo do diretor geral existem outros sub -diretores mais específicos, e alguns ícons chave para a organização desta maquina.

Assim temos na área de Prospeção, um sub-diretor, observadores técnicos, os próprios treinadores (pois também lhes cabe a eles verem jogos em busca de talentos) e ainda uma relação com os selecionadores da área (estes ao selecionarem os melhores miúdos da sua área… sabem também quem são os grandes valores a despontarem).

Na área da Formação, temos coordenadores dos escalões de formação, treinadores , delegados da equipa (dentro do Clube têm obrigatoriamente que falar a língua do treinador e a língua do diretor geral) , e além destes postos será necessário uma relação próxima com as seleções para conseguir os calendários do clube com os da seleção e também os métodos de treino de ambos para não haver choques de interesse.

Na área de Organização, foca-se tudo o que seja infra-estuturas. Ou seja, para haver evolução dos jovens terão que haver as infra-estruturas mais indicadas e boas instalações.

Na área médica, tem-se em atenção todo o staff de acompanhamento médico. Além do staff, as políticas médicas a adotar, todo o material necessário para desempenhar da melhor forma as suas funções…etc. É vital num “universo” de tantos atletas, ter um departamento médico eficaz e responsável…principalmente por estarmos a falar de atletas que ainda são miúdos.

Na área de Formação de treino tem-se como missão incutir as normas do clube, os métodos aplicados pelo clube, procurar talento dentro da massa humana que o clube tem, e procura-se uma capacidade de selecionar constantemente os melhores. Esta seleção é feita a partir de variadíssimas formas de avaliação.

A área de Staff Técnico é vital para o sucesso deste projeto. Assim sendo criaram-se requisitos mínimos para todos aqueles que venham a integrar este staff: Têm que ter coração para os jovens, ou seja, vontade de trabalhar com eles e de lhes propiciar condições para que estes se tornem grandes jogadores. Têm que ter personalidade forte e séria. Têm que ter vontade de vencer. Têm que ter historial como Futebolista e especialmente do Clube. E têm que ter a consciência que críticas apenas se fazem dentro de portas, não para o exterior.

Por fim, na área da Coordenação, dá-se relevo a conseguir conjugar os aspetos de infra-estruturas, com a vertente medica, com a vertente organizacional…etc.

Só com esta espécie de organigrama, a maquina consegue estar “oleada” e a funcionar corretamente.

A organização é uma premissa chave para o sucesso do Clube, e é a grande lacuna na maioria dos clubes.

Vista a organização convém frisar outras ideologias:
O Clube tem que ter como ideologia incutir individualmente tarefas em função da equipa (onde mais uma vez o individual se subordina ao coletivo, dando algo mais do que o todo).

Assim a cada jogador é incutido a necessidade de exercer funções defensivas e ofensivas, e onde cada jogador deverá saber desempenhar duas funções (ou por outras palavras, posições) diferentes.

Dá-se muita ênfase á transição defesa-ataque. Extra transição deve estar alicerçada em 2 pressupostos. A equipa deve defender coesa e fechada, e á medida que a transição vai sendo feita…deve abrir e explanar os jogadores por todo o campo, no entanto, calmamente e sem precipitações para não propiciar contra-ataques adversários.

Por outro lado, cria-se objetivos consoante a idade, Até aos 14 anos procura-se mais alicerçar os aspetos técnicos e as bases de jogo…passando a preocupação posteriormente e gradualmente para aspetos como o tático, o físico, a personalidade e profissionalismo dos jogadores.

Ou seja dos 8 aos 14 anos a preocupação é ensinar as bases do futebol e as bases técnicas do mesmo aos jogadores.

Dos 15 aos 18 existe uma maior preocupação em preparar os jogadores para o futebol profissional, através de trabalho de treino mais específico.

Por fim, falta incidir a minha análise também no treino de formação de um Clube.

Este é feito por passos e com exercícios variados de treino.
1º passo: trabalhar agressivamente e exaustivamente o passe-receção, pois estes 2 gestos são os gestos fundamentais do futebol, pois este é um desporto coletivo.

2º passo: Após solidificado o 1º passo, passa-se para uma vertente mais complexa do passe. O passe com combinação (tabelas até á finalização dos lances)

3º passo: Após os gestos técnicos estarem alicerçados, passa-se ao Jogo Posição. Ou seja, a exercícios que estimulem nos atletas a noção de posicionamento no terreno.

4º passo: Após os atletas terem uma noção de posicionamento no terreno, passa-se para o Jogo de Posição em jogo. Ou seja, procura-se que estes dinamizem os seus posicionamentos conforme as características de um jogo (são utilizados exercícios de 2 para 1, de 4 para 2 e de 6 jogadores para 3, com algumas nuances praticas)

5º passo: Jogos de posicionamento (são utilizados exercícios de 6 contra 6)

6º passo: Linha Posicional. Os jogadores começam a treinar o seu posicionamento enquanto um coletivo. Os centro campistas (como exemplo) passam a exercitar o seu posicionamento enquanto bloco do meio campo…onde o coletivo passa a ser mais importante que o individual.

7º passo: O ultimo passo refere-se á Movimentação estratégica. Os jogadores aprendem as movimentações estratégicas da equipa para que o coletivo ganhe qualidade e para que se sobreponha definitivamente sobre o individual.

Fica aqui uma visão sobre tudo o que envolve a Escola de Formação de um Clube que aposta na Formação. Desde a sua evolução, á organização, filosofias e objetivos e até conjuntos de exercícios de treino.

Artigo da cronologia do Facebook de João Ruas
Do artigo original de Nelson Oliveira: Blogue O Mundo do Futebol
(Texto alterado em concordância com o acordo ortográfico)


Sem comentários: