domingo, 24 de agosto de 2014

Xadrez »» Campeonato Nacional por Equipas - 1ª Divisão FC Barreirense em 5º lugar lutou até fim por um lugar no podium

No 3º lugar houve uma luta acesa entre 3 equipas, contudo a AA Coimbra depois de um início complicado, consegue chegar ao último lugar do pódio e mesmo com a pressão do Clube TAP e FC Barreirense não o largou até final da competição.

A 56ª edição do Campeonato Nacional por Equipas, referente à época 2013/2014, teve o seu início a 18 de janeiro. Um total de 82 equipas presentes, divididas em 3 divisões. Dia 18 de janeiro arrancou a 2ª Divisão e a 3ª Divisão, num total de 9 séries espalhadas por todo o Portugal, que terá a realização da sua Fase Regular com 7 jornadas entre os dias 18 de janeiro e 11 de maio de 2014.

Para agosto ficou reservado a Fase Final da 2ª e 3ª Divisão, cada uma jogada a 3 equipas nos dias 16 e 17 de agosto e o grande momento da CN Equipas, a realização da 1ª Divisão com as 10 equipas mais forte de Portugal, jogada de 17 a 23 de agosto. Será depois deste momento que conheceremos os novos Campeões Nacionais em cada uma das divisões.

Durante os 7 dias, nas Caldas da Rainha, jogaram-se as 9 Jornadas entre as 10 equipas que compõe a 1ª Divisão. Esta fpi a 2ª vez que esta prova teve lugar nas Caldas da Rainha, remontando a 1954, há 60 anos, a última vez que foi realizada, tendo sido nessa altura Campeão Nacional o GX Lisboa seguido pelo Vitória de Setúbal e pelo GX Porto.

Desde as primeiras jornadas que a AX Gaia e o GD Dias Ferreira, 1º e 2º classificado da época passada, assumiram a sua candidatura ao título, liderando conjuntamente a prova durante algumas jornadas. À 4ª Jornada o GD Dias Ferreira tem o primeiro deslize, dando a liderança isolada à equipa de Gaia, tendo sido recuperada à 5ª, depois de um deslize da AX Gaia, voltando a liderar ambas as equipas a classificação. À 7ª Jornada defrontaram-se os dois, saindo vencedor a equipa de Matosinhos que mais não voltou a perder o 1º lugar, relegando a AX Gaia para o 2º lugar. No 3º lugar houve uma luta acesa entre 3 equipas, contudo a AA Coimbra depois de um início complicado, consegue chegar ao último lugar do pódio e mesmo com a pressão do Clube TAP e FC Barreirense não o largou até final da competição. O GD Dias Ferreira, no seu 35º aniversário consegue assim a dobradinha com a vitória na Taça de Portugal e Campeonato Nacional por Equipas 2013/2014.

Estava também em disputa a fuga aos 3 lugares de despromoção. A luta esteve renhida até à última jornada, com as equipas a esgrimirem os seus melhores argumentos para se manterem na divisão maior do CN Equipas. No final das 9 jornadas, o Clube EDP e CX Escola João de Meira, que tinham sido promovidos à 1ª Divisão na época passada, não resistiram ao maior poderio dos restantes e foram-se mantendo na cauda da classificação. A AAD-NXVSC, que também tinha sido promovida a época passada, garantiu mesmo na última jornada a manutenção na 1ª Divisão, deixando a definição para o confronto entre a ADRC Mata de Benfica e o CX Montemor-o-Velho, tendo sido a equipa do distrito de Coimbra a relegada para a 2ª Divisão.

Classificação
1º GD Dias Ferreira ´A´ - 26
2º Academia Xadrez Gaia ´A´ - 24
3º AA de Coimbra ´A´ - 20
4º Clube TAP ´A´ - 20
5º FC Barreirense ´A´ - 19
6º ADRC Mata de Benfica ´A´ - 17
7º AAD-NXVSC ´A´ - 16
8º CX Montemor-o-Velho/CTGA ´A´ - 15
9º CX Escola João de Meira ´A´ - 12
10º Clube EDP – 11

Fonte: Rostos Online

Sem comentários: