segunda-feira, 7 de julho de 2014

A GRANDE FESTA DO FUTEBOL DA REGIÃO ENCHEU O BARREIRO DE CAMPEÕES

Estão entregues os troféus relativos à época 2013/14. A Associação de Futebol de Setúbal promoveu, no Barreiro, a cerimónia que distinguiu equipas, atletas e árbitros num evento recheado de entusiasmo. 


O Auditório Municipal “Augusto Cabrita” acolheu na sexta-feira, a Festa de Encerramento das Actividades da AF Setúbal 2013/14. Na presença de meio milhar de espectadores a instituição distrital promoveu a tradicional  entrega dos troféus  às equipas campeãs nas competições organizadas pela AF Setúbal e homenageou as duas selecções distriais que mais se destacaram nas provas nacionais inter-associações, duas figuras ligadas à arbitragem e um atleta que esta época estreou-se ao serviço da Selecção Nacional.

De acordo com a iniciativa que já vem de alguns anos, a AF Setúbal realizou a cerimónia no concelho da equipa que vence o campeonato distrital de futebol sénior da I divisão. Em 2013/14, o título foi conquistado pelo GD Fabril, pelo que a prestigiada cerimónia decorreu no Barreiro. Evento para o qual foi garantida a prestimosa colaboração da Câmara local, na cedência do Auditório Municipal “Augusto Cabrita”.

 E, perante casa cheia, coube ao presidente do município barreirense, Carlos Humberto, as honras de abertura da noite festiva. «Bem-vindos ao concelho do Barreiro, uma terra de desporto e associativismo, com tradições no futebol. É igualmente uma terra de solidariedade e de trabalho. Desejo a todos os premiados que para o próximo ano possam voltar a ser distinguidos. Mas para nós, no Barreiro, o mais importante é ter muita gente a praticar desporto, muitos a praticar futebol, porque só com muita gente a dinamizar a prática desportiva é que haverá campeões. Campeões que saem de um trabalho de base. A todos, os que levam mais longe os nomes das suas terras um grande abraço e parabéns à Associação de Futebol de Setúbal», lançou o edil.

À saudação institucional do responsável do município, Joaquim Sousa Marques, presidente da direcção da AF Setúbal, registou a presença dos muitos presentes e lembrou a importância dos clubes filiados nos números que refletiram a dinâmica competitiva da nossa associação.

«Em primeiro lugar gostaria de agradecer a presença de toda esta grande família do futebol distrital e à Câmara do Barreiro, na pessoa do presidente, que não dispensou a sua presença nesta grande festa, por toda a colaboração, uma vez mais, para que este evento fosse possível realizar no concelho. Agradecer, igualmente, a presença dos demais convidados, que muito nos honram nesta festa do futebol distrital.» Começou por elogiar o dirigente associativo.

«Mais uma época termina, depois de um ano difícil, mas no qual os clubes souberam desenvolver o seu trabalho e o reflexo são os números apresentados. A AF Setúbal contou com 110 clubes filiados, 580 equipas que disputaram as provas organizadas pela nossa instituição e que estiveram envolvidas em  5670 jogos, através de 9534 atletas. Números a que se acrescentam os 360 árbitros que participaram nos desafios realizados nas modalidades de futebol e futsal. Isto são números significativos e, por isto, todos os clubes estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido em prol das suas colectividades e do futebol distrital». Vincou Sousa Marques.

O líder da direcção da AF Setúbal não esqueceu a formação técnica. «Nesta época que agora terminou, foi possível reactivarmos  a formação de treinadores, que há muito estava suspensas. E desta forma, foi possível criar quatro cursos, que envolveram um total de 117 novos formandos, que garantirão aos clubes e às suas equipas, uma melhor qualidade para a prática das modalidades no nosso distrito. Continuamos, igualmente, com a formação dos árbitros, sector para o qual conseguimos formar mais 31 elementos».

«Destacamos ainda nesta época as nossas selecções distritais, em especial a selecção de futsal feminino de sub-21, qua foi campeã nacional e a de futebol masculino sub-14, que ficou no 3.º lugar do Torneio “Lopes da Silva”. Dois motivos de grande regozijo para a AF Setúbal, mas que resulta no trabalho fundamental que é desenvolvido pelos clubes.» Rematou, o presidente associativo, na sua intervenção de abertura da cerimónia.

Ao logo da noite, numa festa sempre muita animada e cheia de entusiasmo, superiormente, conduzia pelo apresentador Vítor Lima, diversos responsáveis dos órgãos sociais da AF Setúbal, subiram ao palco para entregar mais de 70 troféus aos campeões distritais e vencedores da Taça de Disciplina “Leopoldo Vilarinho”.

Nesta edição da gala de encerramento, a AF Setúbal reservou momentos para homenagear as duas selecções distriais referidas, bem como Ezequiel Feijão e António Candeias (pelos serviços prestados à arbitragem), e André Horta, futebolista do Vitória de Setúbal,  que registou a sua 1.º internacionalização por Portugal, na equipa de sub-18.

Eis algumas das declarações proferidas durante a cerimónia:

Aníbal Guerreiro, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal

“Estes prémios são o corolário de uma época de muito trabalho no seio da nossa arbitragem. Todos os árbitros trabalharam bem e foram dedicados. Agradeço aos árbitros o contributo que deram à arbitragem e à associação e desejo que na próxima época tenhamos mais e melhores árbitros».

«Continuamos a precisar de árbitros para as competições. Temos assumido esse esforço e há que manter essa procura. Apelo aos clubes que incentivem os jovens que venham para arbitragem e que colaborem connosco neste desafio».


Ezequiel Feijão

«Agradeço esta homenagem que muito me orgulha. Desejo a todos os jovens árbitros que trabalhem, trabalhem, teórica e fisicamente, que frequentem os núcleos, porque os frutos dessa dedicação aparecerão com certeza».

António Candeias

«Estou grato por este reconhecimento, que dedico à minha família. Para os árbitros mais novos, desejo que desenvolvam esta actividade com todo o prazer, porque no futuro, em resultado do seu trabalho, irão colher o resultado dessa dedicação.»

Silveira Ramos, coordenador técnico nacional da FPF

«Esta selecção de futsal feminino da AF Setúbal foi composta por um grupo de raparigas que são um bom exemplo do desportivismo e do prazer de jogar futsal e são pioneiras. Pioneiras porque estão ligadas a um título inédito e daqui a muitos anos serão lembradas por este sucesso, que quero acreditar irá relançar o futsal no feminino nesta região. É uma grande felicidade para associação poder contar com este grupo de atletas e treinadores. Parabéns a todos».

Rui Manhoso, vice-presidente da FPF

«Agradecer o convite da AF Setúbal endereçado à Federação, e dizer que é uma honra poder participar nesta grande festa do futebol da associação. Uma instituição que tem trabalhado muito bem em nome do desenvolvimento do futebol nas camadas jovens, não esquecendo, que este trabalho só é possível porque existe uma série de dirigentes e treinadores nos clubes locais que muito contribuem para este resultado final. Parabéns a todos os que venceram e aos que não conseguiram esse objectivo, mas todos são a essência do desporto e do futebol português».

Texto: Notícias AFS

Os Campeões 2013/14

Futebol de 11
Campeonato Distrital da 1ª Divisão
Grupo Desportivo Fabril do Barreiro

Campeonato Distrital da 2ª Divisão
Clube Olímpico do Montigo

Campeonato Distrital de Juniores da 1ª Divisão
Clube Desportivo Cova da Piedade

Campeonato Distrital de Juniores da 2ª Divisão
Clube de Futebol Charneca de Caparica

Campeonato Distrital de Juvenis da 1ª Divisão
Ginásio Clube de Corroios

Campeonato Distrital de Juvenis da 2ª Divisão  
Clube de Futebol Charneca de Caparica

Campeonato Distrital de Iniciados da 1ª Divisão
 Almada Atlético Clube

Campeonato Distrital de Iniciados da 2ª Divisão
Grupo Desportivo de Alcochete 

Campeonato Distrital de Iniciados da 3ª Divisão 
Grupo Desportivo Fabril do Barreiro

Futebol de 7
Campeonato Distrital de Infantis de 2º ano
Grupo Desportivo Fabril do Barreiro

Campeonato Distrital de Infantis de 1º ano
Grupo Desportivo Fabril do Barreiro

Campeonato Distrital de Benjamins de 2º ano
Grupo Desportivo Fabril do Barreiro

Campeonato Distrital de Benjamins de 1º ano  
Grupo Desportivo Fabril do Barreiro

Futsal
Campeonato Distrital de Seniores Masculinos
CA SantaMarta do Pinhal

Campeonato Distrital de Juniores Masculinos 
GD EB D. João I

Campeonato Distrital de Juvenis Masculinos  
Núcleo Sportinguista da Costa de Caparica

Campeonato Distrital de Iniciados
GD EB D. João I 

Campeonato Distrital de Infantis
GD EB D. João I
  
Campeonato Distrital de Benjamins
Sporting Clube Banheirense

Campeonato Distrital de Seniores Femininos
Casa do Benfica em Alcochete 

Campeonato Distrital de Juniores Femininos
Estrelas do Feijó

Sem comentários: