segunda-feira, 28 de abril de 2014

Basquetebol - CAB, a jogar em casa, foi mais forte que o GDESSA no jogo da negra

CAB apura-se para a final

Vai discutir título feminino com os Lombos


CAB e GDESSA defrontaram-se para o terceiro - e decisivo - jogo da meia-final do playoff da Liga Feminina. Na discussão pelo apuramento para final da Liga Feminina, o CAB, a jogar em casa, foi mais forte que o GDESSA no jogo da negra (74-68). As madeirenses vão agora defrontar a equipa da Quinta dos Lombos, finalista já apurado depois de eliminar o União Sportiva (2-0).

Duas equipas que lutavam para manter o sonho de conseguir chegar ao título de campeão nacional, pelo que o desejo e a entrega de ambas não poderia ser maior neste decisivo encontro.

Foram as madeirense a lidar melhor com a ansiedade que rodeava este jogo tão especial, já que no final do 1º período venciam por 16-10. No segundo período, reação natural das barreirenses, a utilizarem o tiro de longa distância como solução ofensiva para encurtar a diferença pontual, embora sem a eficácia revelada nos jogos anteriores. Nada que desmotivasse as visitantes, uma vez que se conseguiram manter-se na discussão do jogo até ao intervalo. O CAB mantinha o adversário distante no marcador, facto que denotava muita concentração e coesão para liderar por uma curta vantagem (34-27).

No regresso do descanso, começou melhor o GDESSA, denotando uma enorme determinação em querer inverter a marcha do marcador. O CAB reagiu, bem comandado por Maria João, que, no final do 3º período já contabilizava 30 pontos, contagiou a equipa com as suas ações ofensivas. À entrada do derradeiro período, a equipa insular vencia por uma diferença na casa das dezenas (56-46), que sem ser irrecuperável, não deixava de ser uma apreciada almofada pontual para equipa liderada por João Pedro Vieira.

No quarto período, o GDESSA utilizou várias formas de atacar para conseguir aproximar no resultado, mas seria a sua defesa a causar alguns sobressaltos à disciplinada equipa madeirense, que durante um período revelou dificuldades em definir os ritmos do jogo.

Ultrapassado que foi esse mau momento, o CAB retornou à sua estabilidade ofensiva, o que fez com que recuperasse a confiança que vinha a exibir, atributos decisivos para enfrentar os momentos finais do encontro. Mesmo tendo perdido o período (18-22), o CAB festejava a passagem à final, num triunfo suado, e depois de uma eliminatória muito sofrida, em que teve de dar a volta.
 
Uma nota para a equipa do GDESSA, pela forma incansável como se bateu, pondo à prova o domínio que o CAB vinha demonstrando nos últimos meses, e só um adversário ao seu melhor nível foi capaz de impedir que a formação do Barreiro conseguisse atingir a grande final.

A norte-americana Taj McWilliams (21 pontos, 13 ressaltos) voltou a provar toda a utilidade para disputar estes momentos, tal como Schera Sampson (16 pontos, 6 ressaltos). Mas a grande figura do jogo acabaria por ser a jovem Maria João (34 pontos, 8 ressaltos, 8 assistências), MVP do encontro com uma fantástica valorização de 39.5, a assumir a responsabilidade de levar a equipa até á final.

Laura Ferreira (29 pontos, 7 assistências e 6 ressaltos) foi brilhante na forma como se bateu por um resultado diferente, mas nem com os contributos de Lydia Bauer (13 pontos, 6 ressaltos, 2 roubos de bola e 2 desarmes de lançamento) e Stephanie Sension (9 pontos, 14 ressaltos e 2 roubos de bola), esta última mais interventiva na luta das tabelas.

O CAB recebe no próximo sábado, às 17 horas, a Quinta dos Lombos, naquele que será o primeiro jogo de uma final disputada à melhor de três. Os dois jogos seguintes, se necessário, serão jogados em Carcavelos, no fim-de-semana seguinte.

Fonte: FPB

Sem comentários: