INTRODUÇÃO
Texo da Associação Portuguesa de Escolas de Futebol
Leia também este guia no blogue do Almada 1997, com comentários da autoria de João Pedro Fonseca, em:
http://almada1997.blogspot.pt/2013/06/guia-para-pais-algumas-consideracoes.html
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Dentro de um ambiente
desportivo
positivo,
as
crianças
têm
oportunidade para fazer novas
amizades,
aprender
novas
técnicas
e
desenvolver
novos
interesses.
A qualidade
do processo de ensino-aprendizagem
desportiva
da criança é ditada por pais e
treinadores,
onde
os
primeiros
também
são
parte integral
da
equipa.
A atenção de qualquer programa
desportivo
para crianças, seja ao nível competitivo
ou de
recreação,
deve
tocar
essencialmente
a aprendizagem
e o divertimento,
para
depois
integrar
o espírito
competitivo
e providenciar uma
boa experiência
desportiva
para toda
a vida. A preocupação sempre no processo,
não
no resultado.
Este capítulo está
delineado
para ajudar os pais
que
pretendem assegurar que
o
seu
filho(a)tenha
uma experiência positiva
no desporto,
oferecendo
informação básica pertinente.
Nunca
se
esqueça
que a educação desportiva
começa muito antes
de
chegar ao terreno de jogo,
começa
em casa
do jovem atleta.
COMO
CRIAR UM AMBIENTE DESPORTIVO POSITIVO PARA O
SEU FILHO(A) ...
- Foque o divertimento do processo de aprendizagem desportiva.
- Construa auto-estima na sua criança, dando relevo aos aspetos sociais, físico e técnicos da aprendizagem, e não aos resultados desportivos.
- Otimize os princípios do fair play: respeito pelos companheiros, adversários, árbitros, regras do jogo e treinadores.
- Não construa nele/a) apenas uma identidade desportiva: existem outras também importantes.
- Seja o principal interessado pela participação desportiva do seu filho(a). Conhecendo as regras, presença nas reuniões, treinos e jogos.
- Seja um bom espectador e lembre-se que é um convidado para ver o jogo do seu filho/a). Inclui estar presente de forma positiva, reforçando positivamente e encorajando a performance do seu jovem atleta.
- Seja cauteloso a discutir as aspirações desportivas, que podem produzir pressões desnecessárias.
- Conteste a presença de tabaco e álcool nos eventos desportivos do seu filho/a).
- Discuta as opiniões que possuí sobre as opções do treinador longe dos jovens atletas.
- Reforce as instruções do treinador quando dialoga sobre a prática desportiva em ca a junto do seu filho(a).
COMUNICAR
COM O SEU FILHO(A)
NA
COMPETIÇÃO ...
As crianças
não
querem
ouvir que
jogaram
bem
quando
elas
próprias
sabem
que
não
jogaram.
Não acuse
os
outro
jogadores,
treinadores
ou
árbitros
como
os
responsáveis
pelas
derrotas.
Pode
fazer
com que
a
criança
não assuma
as
suas
responsabilidade,
delegando-a
nos
companheiros
de
equipa
ou elabore
desculpas.
Não diga
que "este
jogo
não é importante",
já que este
poderá
ser
para a
criança.
Encontre
algo
positivo
na
performance da
criança
e dialogue
com
ela
os
factos
relacionados
com
a aprendizagem
e
comportamento
desportivo
(seja
realista'),
Assegure
que
realiza
algumas
desta
questões:
- Como te sentes acerca do que se passou no jogo?
- O que é que gostaste mais e menos no jogo?
- Divertiste-te?
- O que é que o treinador te disse acerca do jogo?
- O que achas da tua exibição de hoje?
O QUE
OBSERVAR
NA
PRÁTICA
OU
NO
JOGO ...
- Os treinos estão bem organizados, plenos de variedade e com presença do objeto de interesse para a criança (bola).
- O treinador e tá atento, oferece feedback a todos os participantes, e faz com que as crianças se sintam bem.
- Os treinadores têm uma comunicação clara, entusiástica e consistente.
- As instruções são dadas de uma forma positiva.
- Os treinadores encorajam as crianças e jovens a questionarem.
- As crianças estão contentes pela participação desportiva.
- É oferecida especial atenção aos valores, incluindo o respeito, responsabilidade, disciplina, cooperação, honestidade e frontal idade.
- A ênfase recai sobre o desenvolvimento, o esforço e o divertimento, e não somente na vitória.
- O treinador comunica positivamente com os pais.
- O treinador tem um comportamento apropriado.
Texo da Associação Portuguesa de Escolas de Futebol
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