sábado, 29 de junho de 2013

Um Guia Básico para Pais

INTRODUÇÃO

Dentro de um ambiente desportivo positivo, as crianças têm oportunidade para fazer novas amizades, aprender novas técnicas e desenvolver novos interesses. A qualidade do processo de ensino-aprendizagem desportiva da criança é ditada por pais e treinadores, onde os primeiros também são parte integral da equipa.

A atenção de qualquer programa desportivo para crianças, seja ao nível competitivo ou de recreação, deve tocar essencialmente a aprendizagem e o divertimento, para depois integrar o espírito competitivo e providenciar uma boa experiência desportiva para toda a vida. A preocupação sempre no processo, não no resultado.

Este capítulo está delineado para ajudar os pais que pretendem assegurar que o seu filho(a)tenha uma experiência positiva no desporto, oferecendo informação básica pertinente. Nunca se esqueça que a educação desportiva começa muito antes de chegar ao terreno de jogo, começa em casa do jovem atleta.

COMO CRIAR UM AMBIENTE DESPORTIVO POSITIVO PARA O SEU FILHO(A) ...
  • Foque o divertimento do processo de aprendizagem desportiva. 
  • Construa auto-estima na sua criança, dando relevo aos aspetos sociais, sico e técnicos da aprendizagem, e não aos resultados desportivos. 
  • Otimize os princípios do fair play: respeito pelos companheiros, adversários, árbitros, regras do jogo e treinadores. 
  • Não construa nele/a) apenas uma identidade desportiva: existem outras também importantes. 
  • Seja o principal interessado pela participação desportiva do seu filho(a). Conhecendo as regras, presença nas reuniões, treinos e jogos. 
  • Seja um bom espectador e lembre-se que é um convidado para ver o jogo do seu filho/a). Inclui estar presente de forma positiva, reforçando positivamente e encorajando a performance do seu jovem atleta. 
  • Seja cauteloso a discutir as aspirações desportivas, que podem produzir pressões desnecessárias. 
  • Conteste a presença de tabaco e álcool nos eventos desportivos do seu filho/a). 
  • Discuta as opiniões que possuí sobre as opções do treinador longe dos jovens atletas. 
  • Reforce as instruções do treinador quando dialoga sobre a prática desportiva em ca a junto do seu filho(a).

COMUNICAR COM O SEU FILHO(A) NA COMPETIÇÃO ...
As crianças não querem ouvir que jogaram bem quando elas próprias sabem que não jogaram.
Não acuse os outro jogadores, treinadores ou árbitros como os responveis pelas derrotas.
Pode fazer com que a criança não assuma as suas responsabilidade, delegando-a nos companheiros de equipa ou elabore desculpas.
Não diga que "este jogo não é importante", já que este poderá ser para a criança.
Encontre algo positivo na performance da criança e dialogue com ela os factos relacionados com a aprendizagem e comportamento desportivo (seja realista'), Assegure que realiza algumas desta questões:
  • Como te sentes acerca do que se passou no jogo? 
  • O que é que gostaste mais e menos no jogo? 
  • Divertiste-te? 
  • O que é que o treinador te disse acerca do jogo? 
  • O que achas da tua exibição de hoje? 


O QUE OBSERVAR NA PRÁTICA OU NO JOGO ...
  • Os treinos estão bem organizados, plenos de variedade e com presença do objeto de interesse para a criaa (bola). 
  • O treinador e tá atento, oferece feedback a todos os participantes, e faz com que as crianças se sintam bem. 
  • Os treinadores têm uma comunicação clara, entusiástica e consistente. 
  • As instruções são dadas de uma forma positiva. 
  • Os treinadores encorajam as crianças e jovens a questionarem. 
  • As crianças estão contentes pela participação desportiva. 
  • É oferecida especial atenção aos valores, incluindo o respeito, responsabilidade, disciplina, cooperação, honestidade e frontal idade. 
  • A ênfase recai sobre o desenvolvimento, o esforço e o divertimento, e não somente na viria. 
  • O treinador comunica positivamente com os pais. 
  • O treinador tem um comportamento apropriado.

Texo da Associação Portuguesa de Escolas de Futebol

Leia também este guia no blogue do Almada 1997, com comentários da autoria de João Pedro Fonseca, em: 
http://almada1997.blogspot.pt/2013/06/guia-para-pais-algumas-consideracoes.html


Voltar à página: Artigos de opinião

Sem comentários: