terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Auditório Municipal Charlot, em Setúbal, acolheu o Seminário "A Globalização e a Interdisciplinaridade no Treino de Futebol"

Família do futebol reuniu-se para debater treino desportivo - Dirigentes e treinadores do desporto-rei estiveram presentes no Seminário


"Foi no Auditório Municipal Charlot, em Setúbal, que no passado sábado, dia 30, se realizou o seminário "A Globalização e a Interdisciplinaridade no Treino de Futebol", integrado no programa de “Setúbal 2016, Cidade Europeia do Desporto” no qual ao longo do dia o muito público presente teve a oportunidade de partilhar conhecimentos com vários profissionais do mundo do futebol, desde jogadores a técnicos e treinadores.

Os cerca de 130 participantes ouviram os profissionais a falar de futebol, modalidade que apaixona tantos milhões, mas que tem a sua componente racional e científica como se pode assistir, com abordagens sobre as diferentes dimensões deste desporto, como em relação ao modelo de governação do futebol em Portugal, por Joaquim Sousa Marques, a dimensão ética, por Rui Carvalho e ainda o papel do IPDJ na implementação da formação de treinadores por Mário Moreira. Já no campo da metodologia de treino tivemos o testemunho dos treinadores que nos trouxeram a sua experiência de sucesso; Mariano Barreto, João de Deus e João Tralhão, apresentaram-nos o state of the art no treino, com grande enfoque na formação. Tivemos também o papel muito especial do psicólogo apresentado por Pedro Almeida e o treino de guarda-redes numa abordagem muito interessante sobre o papel único desta posição, apresentada por Nuno Santos.

As honras de abertura estiveram a cargo do Vereador Manuel Pisco, em representação de Maria das Dores Meira, presidente da edilidade setubalense, do Presidente da Associação de Futebol de Setúbal, Joaquim Sousa Marques, e de Carlos Coutada, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol; a sessão de encerramento contou com a presença de Augusto Baganha, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude e as intervenções de António José Gonçalves, diretor da EDUGEP, e de José Cordovil, adjunto do Secretário de Estado da Juventude e Desporto.

Num breve balanço do seminário, o diretor da EDUGEP, António José Gonçalves, realça: "conseguimos reunir um conjunto de profissionais de topo do futebol, e não queremos ficar por aqui. Estamos a planear mais atividades semelhantes, e outras, no domínio da formação específica, que vão responder a uma lacuna que existe neste âmbito". O objetivo será, continua, "ir ao encontro das necessidades dos diferentes agentes que atuam em clubes, associações e autarquias". "Queremos ser a primeira linha de apoio destas instituições na região, e queremos que saibam, sem margem para dúvidas, que estamos aqui para trabalhar com e para essas pessoas", conclui.

Este seminário foi acreditado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, tendo sido promovido pela EDUGEP em parceria com a Associação de Futebol de Setúbal e a Câmara Municipal de Setúbal."

Sem comentários: