segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, arrancou em festa, no Pavilhão de Manteigadas

Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 arrancou no dia 30 a todo o ritmo com um programa de dez horas consecutivas de atividades desportivas e uma cerimónia de abertura que evidenciou o ecletismo do programa que agora começa a decorrer.

“Aqui e agora começa a Cidade Europeia do Desporto 2016 em Setúbal”, exaltou a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, dia 30 à noite, no Pavilhão Municipal das Manteigadas, na cerimónia oficial de abertura do evento que proporciona, ao longo do ano, atividades desportivas para todos.

Em ambiente de festa, cerca de 1700 pessoas assistiram à cerimónia, que marcou, com demonstrações de modalidades e apontamentos culturais, o arranque do calendário desportivo de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

O evento é apadrinhado pelo treinador de futebol José Mourinho e pela antiga atleta olímpica Rosa Mota que, apesar de não estarem fisicamente presentes no arranque do ano desportivo, partilharam com o público, num testemunho audiovisual, as razões para o sucesso do programa setubalense.
“Este é o tiro de partida para esta grande corrida que nos liga a todos pelo desporto”, sublinhou a autarca, para depois afirmar que a cidade está preparada para “um ano inteiro e intenso de desporto popular, de desporto em grandes competições, de desporto pelo prazer da participação”.

Para conquistar o reconhecimento feito a Setúbal pela ACES Europe – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, juntamente com outras 18 cidades europeias, foi necessário “muito trabalho”, revelou. “Agora é necessário muito mais, para que tenhamos nas ruas milhares de pessoas a praticar desporto.”

O programa oficial tem já mais de duas centenas de ações confirmadas, incluindo a FINA Swim Marathon Olympic Games Qualification Tournament 2016, a 11 e 12 de junho, a partir do Parque Urbano de Albarquel, prova de natação em águas abertas, única em Portugal, de qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no Brasil, em 2016.

O regresso a Setúbal, mais de quarenta anos depois, de uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, é outro dos eventos assegurados no âmbito do programa desportivo. A prova de ciclismo, agendada para 6 de agosto, inclui um percurso por Setúbal, por Azeitão e pelo Parque Natural da Arrábida. 

A realização de dois torneios internacionais de golfe, assim como o Campeonato da Europa de Biatle & Triatle, a Alegro Meia Maratona de Setúbal e o Dura Trail Internacional de Setúbal são outros eventos de relevo no calendário desportivo a decorrer entre janeiro e dezembro.
“Setúbal está de parabéns”, disse o secretário de Estado do Desporto, João Menezes, ao apontar o programa sadino elaborado no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2016 como um exemplo a seguir “pela cultura desportiva de qualidade” apresentada, filosofia pela qual Portugal se pauta.

O secretário de Estado do Desporto teceu ainda elogios ao património natural de excelência do território setubalense para a dinamização desportiva. “Da serra à baía, a prática do desporto é bastante atrativa, com Setúbal a oferecer condições únicas para as mais variadas modalidades.”

Já o presidente da representação portuguesa da ACES Europe, Nuno Santos, manifestou  orgulho por Setúbal, a quarta urbe portuguesa a receber o reconhecimento europeu depois de Guimarães, em 2013, Maia, 2014, e Loulé, 2015, “poder contribuir para o sucesso da disseminação do espírito de desporto para todos”.

Aquele responsável, ao adiantar que o programa sadino “tem todas as condições para ser um êxito”, reforçou que a “forte aposta do Município neste projeto vai conferir uma maior visibilidade à cidade”, não só na área desportiva, como também na vertente turística, uma vez que também conta com eventos internacionais.

Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 não é feita apenas de eventos de alta competição. O programa engloba iniciativas no âmbito do Desporto para Todos, direcionadas a pessoas com deficiências e outras para a comunidade escolar e de participação popular.

Além do desporto, com eventos em equipamentos urbanos, no rio Sado e na Serra da Arrábida, o estatuto alcançado este ano integra um vasto conjunto de atividades nas vertentes do lazer e da formação, assim como na cultura, como ciclos de cinema e exposições.

O ecletismo do calendário de atividades a dinamizar ao longo do ano ficou patente no arranque de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, com o público presente no lotado Pavilhão Municipal das Manteigadas a apreciar um conjunto iniciativas que vão do desporto à cultura.

Primeiro, com um apontamento de dança pela Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, depois com manobras de uma equipa de BMX Flatland e uma demonstração de patinagem artística pelo Clube de Patinagem do Sado, com uma coreografia inspirada em músicas dos Queen.

Destaque, ainda, para a dupla de acrobatas aéreas Angélica e Raquel que encontraram no ar a melhor forma de dar vida às visões teatrais. Em Setúbal, protagonizaram um número surpreendente em Aerial Cube, um cubo suspenso, com coreografia ao som de “Cry Me a River”, na versão de Michael Bublé. 

Antes do desfile dos 57 clubes, associações e coletividades que fazem mexer Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, a cerimónia destacou atletas, dirigentes e técnicos desportivos setubalenses, nas mais variadas modalidades, que assumem o papel de embaixadores do desporto sadino.

Fernando Tomé e Hélio Sousa, antigas glórias do Vitória Futebol Clube, Mário Narciso, selecionar nacional de futebol de praia e campeão do mundo em 2015, a par dos atletas olímpicos Edi Maia, no atletismo, e Tiago Venâncio, na natação, são apenas alguns dos nomes destacados.

A passagem de testemunho de Loulé, Cidade Europeia do Desporto em 2015, a Setúbal, com o vice-presidente do município algarvio, Hugo Nunes, a entregar uma taça à edil sadina, Maria das Dores Meira, foi outro dos momentos altos da cerimónia apresentado por Bárbara Guimarães e que culminou com uma atuação dos Deolinda.

Ao longo de 12 meses, Setúbal vive o desporto de forma intensa e regular, com um programa dividido nas áreas programáticas Setúbal 2016 #Inclui | Desporto para Todos, Setúbal 2016 #Transpira | Eventos Desportivos, Setúbal 2016 #Ensina | Qualificação E Conhecimento e Setúbal 2016 #Inspira | Desporto e Cultura.
“A Câmara Municipal de Setúbal, para aqui chegar, assumiu, nos últimos anos, um papel decisivo na criação de condições que permitem à generalidade dos cidadãos o acesso a formas qualificadas de desporto” e cuja base assenta no movimento associativo, vincou a presidente Maria das Dores Meira.

A esta estratégia municipal, reforçou a presidente da Autarquia, acresce a aposta “no aumento dos níveis de participação e frequência nas atividades desportivas com segurança e enquadramento técnico de qualidade, apoiados por uma rede de equipamentos de excelência”.

O título de Cidade Europeia do Desporto 2016 constitui, também, um “forte pretexto para apostar no reforço de iniciativas e dar continuidade à aposta na promoção da saúde pela prática da atividade física e desportiva”, destacou a autarca, que apontou as potencialidades naturais do concelho para a prática desportiva formal e informal.

Antes de cerimónia oficial de abertura, uma maratona de atividades ao longo de dez horas, numa dezena de locais do concelho setubalense, envolveu a população na partilha da diversidade desportiva e cultural de Setúbal impulsionada pelo espírito da Cidade Europeia do Desporto 2016.

“Em 10 horas e em 10 locais – Viver a Diversidade Desportiva e Cultural de Setúbal”. Este foi o mote que deu início do calendário desportivo de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, numa iniciativa que fomentou a prática física através da fusão do desporto com diferentes formas de espetáculo.

Foto e texto: Câmara Municipal de Setúbal

Sem comentários: