segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Basquetebol »»» Açorianas da União Sportiva vencem no Barreiro

Quem se deslocou ao pavilhão do GDESSA não deu o seu tempo por mal empregue, pois pôde assistir a um encontro equilibrado e muito emotivo, que acabou por ser ganho pelas açorianas (63-62). A maior experiência e envergadura da equipa insular foi determinante.

O encontro entre o GDESSA  e o União Sportiva foi equilibrado nos primeiros 5 minutos, sendo que depois foram as açorianas a ganharem vantagem fruto de algum desnorte da equipa da casa. Nessa fase do encontro a equipa da margem sul alternava momentos bons com períodos muito atípicos, não revelando consistência no seu jogo. As açorianas aproveitaram e chegaram ao final do 1º período com 6 pontos de vantagem.

No 2º quarto manteve-se a toada, com o Sportiva a controlar sempre o marcador por margens entre os 6 e 8 pontos, e o GDESSA a alternar o positive com o negativo. Ao intervalo, o Sportiva vencia por 9 pontos de diferença (25-34),  assentando o seu sucesso principalmente nas suas duas atletas norte-americanas, Catrina Green e Shaqwedia Wallace que totalizavam 21 pontos em conjunto, apenas menos 4 que o total da equipa da casa.

Na 2ª metade, e quando se esperava uma reação do GDESSA, foram as insulares que entraram melhor conseguindo mesmo a maior vantagem do encontro (14 pontos) aos 39-25, com 2 minutos disputados na 2ª parte.

A partir daí assistiu-se a uma reação das barreirenses, que foram paulatinamente reduzindo a desvantagem, quase sempre sob o comando de Catarina Neves (19 pontos e 7 roubos) e também por Landondra Johnson que "acordou" na 2ª metade da partida. No final do 3º período, o resultado de 39-46, mantinha tudo em aberto para o derradeiro quarto.

No 4º periodo, o GDESSA continuou a reduzir a diferença, baseando-se numa boa defesa e rápidas saídas em contra-ataque, conseguindo mesmo passar para a frente do marcador com menos de 3 minutos para o final do encontro (55-54).

Nos instantes finais foi decisiva a maior experiencia e envergadura da equipa açoriana que virou a partida e controlou o GDESSA para vencer pela diferença mínima, no Barreiro. A formação de S. Miguel mostrou caráter e controlo emocional para reagir a um período menos conseguido no jogo, razão pela qual conquistou mais um importante triunfo nesta equilibrada fase regular da Liga Feminina.

Nas vencedoras destaque para as já citadas Shaqwedia Wallace (12 pontos e 7 ressaltos) e Catrina Green (24 pontos e 9 ressaltos), mas também para a internacional portuguesa Tamara Milovac com 8 pontos e 13 ressaltos.

No GDESSA, Catarina Neves alternou o muito bom com o mau, tendo mesmo assim conseguido levar a sua equipa até aos momentos finais do jogo com os seus 19 pontos e 7 roubos de bola. Ladondra Johnson fez uma boa segunda parte e acabou com 16 pontos e 9 ressaltos.

Por periodos: 12-18, 13-16, 14-12, 23-17

Resultados da 7ª jornada:
CAB Madeira 102 - 49 Académico FC
GDESSA 62 - 63 União Sportiva
AD Vagos 81 - 44 Algés/UAL
CDT Novas PRINTCENTER 54 - 75 Boa Viagem-Angra-Açor

Sem comentários: