segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Xadrez »» Campeonato Nacional por Equipas 2013/2014, Santoantoniense FC do Barreiro 3º do pódio na 2ª Divisão

A 56ª edição do Campeonato Nacional por Equipas, referente à época 2013/2014, teve o seu início a 18 de janeiro. Um total de 82 equipas presentes, divididas em 3 divisões. Dia 18 de janeiro arrancou a 2ª Divisão e a 3ª Divisão, num total de 9 séries espalhadas por todo o Portugal, que terá a realização da sua Fase Regular com 7 jornadas entre os dias 18 de janeiro e 11 de maio de 2014.

Para agosto ficou reservado a Fase Final da 2ª e 3ª Divisão, cada uma jogada a 3 equipas nos dias 16 e 17 de agosto e o grande momento da CN Equipas, a realização da 1ª Divisão com as 10 equipas mais forte de Portugal, jogada de 17 a 23 de agosto. Será depois deste momento que conheceremos os novos Campeões Nacionais em cada uma das divisões.

Na Fase Final da 2ª e 3ª Divisão, foram compostas por 3 equipas em cada uma, que foram as vencedoras de uma série na Divisão respetiva. Na 3ª Divisão, tendo havido 6 séries, foram apuradas a 7 de junho as 3 equipa que irão disputar o título.

Na 2ª Divisão à 2ª Jornada da Fase Final conhecemos o novo Campeão Nacional, depois e duas vitórias nos dois jogos realizados. A AEJ S. João da Madeira (vencedor da Série A) venceu primeiro a AX Pedro Hispano - Soure (vencedor da Série B) e depois o Santoantoniense FC (vencedor da Série C), ambos pelo mesmo resultado de 2,5 a 1,5. Para a 3ª Jornada ficou a decisão pelo 2º e 3º lugar que resultou na equipa de Soure ocupar o 2º lugar, relegando o Santoantoniense FC para o 3º lugar do pódio.

2ª Divisão - Fase Final
1º - AEJ S. João da Madeira
2º - AX Pedro Hispano - Soure ´A´
3º - Santoantoniense FC

A Fase Final da 3ª Divisão tinha presentes uma equipa do Porto e duas de Lisboa, e as duas primeiras jornadas ditaram confrontos entre a equipa portuense, o GX 113 (vencedor da Série B), com cada uma das equipas lisboetas, CECSSAC (vencedor da Série D) e Sporting CP (vencedor da Série E). As equipas lisboetas saíram vencedoras em cada um dos jogos, relegando o GX 113 para o 3º lugar do pódio final e deixando para a última jornada o jogo decisivo para atribuição do título de Campeão Nacional por Equipas da 3ª Divisão. No confronto entre o CECSSAC e Sporting CP saiu vencedora a equipa leonina, ganhando o jogo por 3 a 1, somando assim duas vitórias nesta Fase Final e garantindo o título. A equipa do GX 113 no seu ano de criação fica no 3º lugar.

3ª Divisão - Fase Final
1º Sporting Clube Portugal
2º CECSSAC
3º GX113

Campeonato da 1ª Divisão
Os jogos seguem nas Caldas da Rainha até dia 23 de agosto, onde serão realizadas as 9 rondas entre as 10 equipas que compõe a 1ª Divisão, onde será conhecida a equipa Campeã Nacional da 1ª Divisão. Das 10 equipas atualmente na divisão superior, apenas 3 já conquistaram este título, contudo outras não deixarão fugir a oportunidade de retirar o título atualmente em posse da Academia de Xadrez de Gaia. Estará também ao rubro a disputa pela manutenção no escalão maior, sendo 3 as equipas que serão despromovidas para a 2ª Divisão.
Ao vencedor do ano passado, a Academia Xadrez de Gaia ´A´, juntam-se mais nove fortes candidatos: AA de Coimbra ´A´, AAD-NXVSC ´A´, ADRC Mata de Benfica ´A´, Clube EDP, Clube TAP ´A´, CX Escola João de Meira ´A´, CX Montemor-o-Velho/CTGA ´A´, FC Barreirense ´A´ e GD Dias Ferreira ´A´.

CAMPEONATO NACIONAL POR EQUIPAS 2013/2014 1ª DIVISÃO
CX Montemor-o-Velho/CTGA ´A´
FC Barreirense ´A´
Clube EDP
Academia Xadrez Gaia ´A´
CX Escola João de Meira ´A´
AA de Coimbra ´A´
AAD-NXVSC ´A´
Clube TAP ´A´
ADRC Mata de Benfica ´A´
GD Dias Ferreira ´A´

Fonte: Rostos Online

Sem comentários: