quarta-feira, 13 de agosto de 2014

NATAÇÃO»» Nadador da Associação Naval Amorense nos Jogos Olímpicos da Juventude

A Associação Naval Amorense que está a viver um dos momentos mais ricos da sua história com a subida à 1.ª Divisão Nacional, vários títulos conquistados e alguns recordes nacionais batidos, em diversas categorias tem um nadador seu, Rafael Gil, nos Jogos Olímpicos da Juventude, que se realizam de 16 a 28 de agosto, em Nanjing, na China.

Rafael Gil, é um nadador com um imenso potencial e com uma força e ambição que o tornaram já (apesar de ser ainda júnior) como um dos melhores nadadores portugueses nas disciplinas de meia e longa distância graças ao trabalho desenvolvido em conjunto com o seu treinador Ricardo Santos e apoiado por todos os seus colegas de equipa.

Rafael Gil estreia-se na competição no dia 17 de agosto, às 10 horas locais (02h00 em Portugal), nos 400 metros livres. No dia 21, à mesma hora, disputa as eliminatórias de 800 metros livres.

A segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, vão movimentar cerca de seis mil jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, em representação de 204 países filiados no Comité Olímpico Internacional.

A comitiva portuguesa que integra 37 elementos, é composta por 4 oficiais, 12 treinadores e 21 atletas de 10 modalidades.

“Enquanto atleta vai ser das melhores experiências que vou poder ter”

Antes da partida para a China, Rafael Gil foi entrevistado pelo Comité Olímpico de Portugal:

Como foi a tua reação quando soubeste que foste apurado?
Fiquei muito contente porque é uma oportunidade única, e enquanto atleta vai ser das melhores experiências que vou poder ter.

Quais são os teus melhores resultados?
400 livres – 22.º júnior europeu
800 livres – 16.º júnior europeu

Quais as tuas principais expectativas e metas para os Jogos Olímpicos da Juventude?
Primeiro que tudo conquistar sempre recordes pessoais, e se os conseguir, recordes nacionais também. (JUNIOR 18) e depois ganhar experiência a nível internacional.

Já participaste em alguma competição deste género? Se sim, como foi?
Já participei em algumas competições internacionais, entre as quais três Multinations, dois Europeus, um Test Event-Apuramento para o Mundial, e outros meetings e provas internacionais, mas nenhuma como os JOJ. Estou ansioso porque são experiências brutais.

O que esperas de Nanjing, uma cidade asiática como local dos Jogos Olímpicos?
Espero encontrar milhares de pessoas a apoiar o desporto, espero uma excelente organização e espero lá cumprir todos os objetivos. Acho que para uma competição deste tamanho, só países como a China poderiam realizar esta competição com as condições perfeitas.

O que mais te fascina num evento como os Jogos Olímpicos da Juventude?
Os laços de amizade, a experiência, a oportunidade única, a vontade de querer mais e o convívio.

Fonte: Jornal de Desporto


Sem comentários: