sábado, 9 de agosto de 2014

Marco Véstia »» “O Alcochetense é um clube que merece estar em outros patamares”

Publicamos aqui a entrevista que Marco Véstia, jogador do Grupo Desportivo Alcochetense, concedeu ao DIÁRIO DA REGIÃO.

Marco André Véstia Santos, nascido a 02/05/1986 (28 anos), natural do Barreiro, é um avançado que representa o Grupo Desportivo Alcochetense, equipa que disputa o campeonato da 1ª divisão distrital de futebol da AF de Setúbal. Começou a jogar futebol aos 7 anos de idade, e com apenas 28 anos já leva uma carreira de futebolista de 21 anos repartida por três clubes. Um dos mais cotados futebolistas do emblema de Alcochete, havendo a destacar o facto de contar no seu palmarés, ter sido internacional português pela seleção nacional sub-17. O DIÁRIO DA REGIÃO foi ao seu encontro e, Marco Véstia, acedeu em dar-nos uma entrevista onde passa em revista toda a sua carreira de futebolista.

Fala-nos da tua carreira de futebolista?
Aos 7 anos de idade ingressei nas escolinhas do FC Barreirense, clube onde me mantive até aos 20 anos. Tive a felicidade de festejar o título e a subida à 2ª liga na época 2004/2005. Assinei um contrato profissional e representei o Barreirense na 2ª Liga e na antiga 2ª Divisão B. Pelo caminho tornei-me internacional português pela seleção nacional de sub-17. Achei que tinha chegado ao fim o meu ciclo no Barreirense e optei por tomar um novo rumo na minha vida deixando de ser profissional de futebol e terminar o meu curso. Ingressei então no Alcochetense, clube que representei três épocas e meia, tendo conseguido na 2ª época o título de campeão distrital. Saí para o Cova da Piedade, clube onde fiz duas excelentes épocas tendo encontrado grandes profissionais e onde cresci bastante como jogador. Há duas épocas atrás regressei ao Alcochetense, onde me mantenho. Todos estes clubes estão no meu coração, e agradeço às direções, treinadores, colegas, técnicos de equipamentos, massagistas, os quais tenho partilhado grandes vivências e sempre tive boas relações. Felizmente por onde passei consegui sempre ajudar e isso é o principal.

Em que posição atuas?
A minha posição é, avançado, onde por norma com a ajuda dos meus colegas tenho a felicidade de conseguir fazer golos, mas quando é necessário ajudo a equipa e jogo onde o treinador entender como nestas duas últimas épocas em que desempenhei muitas vezes uma posição na ala, onde apesar de aparecer bem na área e fazer golos, acabo como é lógico, por fazer mais assistências para golo.

Quais os momentos mais marcantes da tua carreira até agora (Melhores/Piores)?
 As minhas duas Internacionalizações pela Seleção de Sub-17, e ouvir o Hino Nacional, foi algo de inexplicável. A subida à 2ª Liga pelo Barreirense ainda com idade de Júnior, e também obviamente, ser Campeão Distrital pelo Alcochetense. Foram os melhores momentos.

Quanto aos piores momentos tive muito poucos, mas posso dizer que talvez tenha sido a minha saída do Alcochetense na minha primeira passagem pelo clube pois deixei um grupo que estava junto à mais de três anos onde era-mos muito unidos e tínhamos conquistado muitas coisas, com o momento da despedida a ser bastante emotivo. Recordarei para sempre aqueles momentos. Recordo também a tristeza da descida da 2ª Liga à 2ª Divisão B pelo Barreirense e claro a descida do Alcochetense na secretaria por reformulação de quadros competitivos, após termos assegurado a manutenção. Os outros maus momentos foram no Barreirense quando tive Pubalgia no meu primeiro ano de Sénior e nesta última época ao serviço do Alcochetense uma lesão num joelho que me deixou fora de competição alguns meses, mas felizmente tudo isso ficou para trás.

A tua passagem pelo Cova da Piedade foi positiva?
A minha passagem pelo Cova da Piedade foi muito importante para mim. Cheguei ao clube numa fase transitória do mesmo, onde muitos jogadores haviam saído e estava-se a traçar um novo rumo. Encontrei gente muito apaixonada pelo futebol e pelo clube, ganhei bastante maturidade pois ao fim de 6 meses no clube tornei-me capitão de equipa numa equipa bastante jovem mas com muitíssima qualidade, fomos traçando um novo caminho que deu frutos bastando olhar para onde está o clube neste momento, e que tem excelentes profissionais no comando.

Regresso ao Alcochetense?
O meu regresso ao Alcochetense aconteceu naturalmente pois era um clube que sempre teve vontade em que o meu regresso acontecesse, e quando se proporcionou foi uma grande alegria para mim. Pessoalmente posso dizer que a primeira época correu-me muito bem ao contrário desta última, onde por motivo de uma lesão num joelho tive fora de competição durante alguns meses e isso afetou o meu rendimento nesta ultima época. Quanto ao facto de o clube não ter atingido o objetivo a que se tem proposto que é a subida de divisão, penso que a mesma estará muito perto de acontecer pois as condições que o Alcochetense tem proporcionado aos seus jogadores e a paixão e competência que as pessoas que o dirigem têm pelo mesmo, tenho a certeza que estará para breve e esperemos que seja já no próximo ano. Será muito difícil mas lutaremos até ao fim com esse propósito. Este clube com as excelentes condições de que dispõe e pela massa humana que tem à sua frente merece estar em patamares acima do que tem estado nos últimos anos.

Versão 2014/2015 do Alcochetense? Opinião sobre o novo treinador?
Tenho a certeza que a direção e a equipa técnica liderada pelo Zé Pedro fará um plantel competente e com capacidades para lutar pelo nosso objetivo principal que é dar a alegria aos adeptos de festejar mais uma subida de divisão do clube e colocar o mesmo no patamar que merece estar, mas para isso teremos de trabalhar muito e estarmos unidos para sermos melhores que os nossos adversários. Quanto ao novo treinador o José Pedro, a única coisa pelo qual posso dizer é enquanto jogador e colega, pois foi um grande jogador. Ao vir para o Alcochetense enriqueceu o clube não só pela sua qualidade futebolística que sempre foi inequívoca, bem como a título pessoal pois o Zé foi sempre um excelente colega e como eu lhe costumava dizer, penso que o futebol ficou mais pobre após ele ter deixado de ser jogador de futebol. Todos esperamos que com este novo mister consigamos subir de divisão, se a direção do clube o escolheu é porque é o Homem certo para o lugar certo, e eu enquanto jogador tudo farei para que assim seja e tenho a certeza que os meus colegas pensam o mesmo. E mais, tanto o Clube como o Zé merecem essa felicidade.

Perspetivas para a época 2014/2015?
Os objetivos para a época que inicia é lutar pela vitória em todos os jogos e claro conseguirmos o título e por conseguinte a subida de divisão, sem esquecer claro a Taça da AF de Setúbal, pois o Alcochetense é um clube que luta sempre pela vitória em todos os jogos. A título pessoal espero que tudo corra bem e que possa ajudar o clube com golos, com assistências e claro com a mesma entrega de sempre, para que possamos atingir os objetivos a que o clube se propõe.

Convites para ingressar noutros clubes?
Aquilo que posso dizer é que tenho tido a felicidade de todos os anos existirem convites de clubes seja da mesma divisão onde estou ou de divisões acima, mas felizmente tenho tomado sempre as melhores decisões e onde tenho jogado tenho-me sentido sempre feliz e em casa. É por esse mesmo motivo que não me canso de dizer que os três clubes que representei até agora, guardo-os a todos no meu coração.

Texto: João Fernandes, alterado em conformidade com o acordo ortográfico

Sem comentários: